Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudo de validação do Testa Lajeado revela baixa sensibilidade dos testes rápidos para infecções leves

Postado as 05/10/2020 10:00:55

Por Vinicius Mallmann

Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, com apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado, realizou entre os meses de maio e junho duas fases de testagem da Covid-19 por amostragem na população do município. A iniciativa buscou, por meio de amostragem probabilística, analisar a prevalência do coronavírus no município do Vale do Taquari.

 

Para a realização do Testa Lajeado, a equipe, que teve como coordenadora administrativa a  professora Simone Stülp, como coordenador científico o professor Rafael Picon e pesquisadora responsável a professora Ioná Carreno, estabeleceu três objetivos até a conclusão da pesquisa: estimar a prevalência de coronavírus na população de Lajeado, avaliar a prevalência de Covid nos contactantes domiciliares de pessoas com a doença e a validação dos testes rápidos utilizados na pesquisa.

O processo de validação

Para realizar a validação dos testes rápidos, os profissionais verificaram, junto da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, a lista de adultos com RT-PCR positivo para Covid-19 desde o início da pandemia até o mês de junho. Após, a equipe contatou essas pessoas para voluntariamente realizar o Teste Rápido (TR), da fabricante Wondfo, o mesmo utilizado no Testa Lajeado, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus no organismo.

 

Ao todo, 142 adultos participaram da testagem, sendo de 66 dias a média de tempo entre a realização do TR e o diagnóstico por RT-PCR, com desvio padrão de 17 dias.

 

O estudo identificou que a sensibilidade geral do TR é de 59,9%. Para participantes que tiveram infecção leve, ou seja, que não precisaram de internação hospitalar, a sensibilidade foi de apenas 54,4%. Já entre indivíduos com histórico de internação pela Covid-19, a sensibilidade do TR foi de 82,1%. 

 

Por fim, a equipe ainda analisou a sensibilidade do teste em função do tempo desde o diagnóstico por RT-PCR. Entre indivíduos que foram internados, a proporção de pessoas com anticorpos detectáveis pelo TR Wondfo permanece constante mesmo após 90 a 120 dias do diagnóstico por RT-PCR. Já entre pessoas que tiveram infecções leves, com o tempo decaiu a proporção de indivíduos com anticorpos detectáveis pelo TR, chegando a apenas 37,5% no período de 90 a 120 dias após o diagnóstico.

Júlia Amaral

De acordo com o investigador principal, professor Rafael Picon, o resultado apresentado demonstra a não eficácia do teste rápido da marca Wondfo em testagens populacionais. “Por meio de nossa análise, detectamos que o teste rápido da Wondfo não é instrumento apropriado para uso em estudos de base populacional, em que se presume elevada proporção de infecções leves em relação às graves. Em razão da acentuada e rápida perda de sensibilidade do TR em função do tempo, o TR da Wondfo não é adequado para emprego em estudos seriados em amostras da população geral. Ainda, mesmo que os anticorpos não sejam mais detectáveis pelo TR, isso não significa que a pessoa perdeu imunidade contra o coronavírus. No entanto, conforme outros estudos publicados, o TR da Wondfo tem desempenho melhor no cenário de assistência médica para o diagnóstico de Covid-19 em pacientes que buscam atendimento hospitalar e em pessoas com infecção leve no período entre 14 a 30 dias após o início dos sintomas”, revela.

Sobre os testes

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para que sejam tomadas decisões assertivas em favor da saúde pública, é necessário identificar bem as características do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Para isso, a OMS recomenda que o maior número possível de pessoas sejam testadas.

 

Atualmente existem dois tipos principais de testes: os testes sorológicos, alguns chamados de “testes rápidos”, que levam cerca de 20 minutos para apresentar os resultados, os quais detectam a presença de anticorpos no organismo da pessoa; e os testes moleculares, também chamados de RT-PCR, que apresentam os resultados duas horas após a realização e são responsáveis por detectar a presença do vírus ativo no corpo.

Tuane Eggers

Segundo a professora Ioná, para ter resultados precisos em relação ao diagnóstico da doença, a correta escolha do teste é importante. “Se o teste rápido for realizado precocemente após o contato suspeito, o indivíduo pode estar infectado, mas ainda sem anticorpo detectável (resultado do teste rápido falso negativo). Esse teste deve ser realizado 14 a 20 dias após o início dos sintomas para ser efetivo. Já o teste RT-PCR deve ser feito entre o 3º e o 10º dia do início dos sintomas, pois nesse momento é detectável a presença do vírus no organismo”, explica a pesquisadora.