Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Livros sobre os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari estão disponíveis on-line

Postado as 05/10/2020 10:54:10

Por Redação

A história do Ensino Superior no Vale do Taquari, que em 2019 comemorou 50 anos de atividades, pode ser, agora, conferida on-line em duas obras físicas comemorativas disponibilizadas no site da Editora da Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

Os livros “Lendo Imagens” e “Lendo Memórias” foram lançados à comunidade acadêmica da Univates em 2019. O lançamento à comunidade regional estava programado para acontecer em março de 2020, tendo sido impedido pela pandemia. Recentemente as obras foram disponibilizadas on-line, podendo ser conferidas em www.univates.br/editora

Divulgação

 

 

“Lendo Memórias”

Em 2007 e 2008 a doutora em História Silvana Rossetti Faleiro conduziu entrevistas e colheu relatos de diversos atores dos primeiros 40 anos de história da Univates para produzir o relato oficial da Instituição sobre suas primeiras quatro décadas. O material foi publicado no livro  “Lendo Memórias – 40 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari e a construção do regional”.  

Em 2018 Silvana, acompanhada pela diplomada em História pela Univates Paula Dresch dos Santos, retomou a obra para descrever o cenário institucional e as suas transformações nos últimos dez anos – de 2009 a 2019. O novo texto foi acrescido à obra já lançada, também revisada e atualizada a partir dos fatos institucionais mais relevantes da última década. Nascia o novo “Lendo Memórias – 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari – História da Univates”. 

Divulgação

 

“Lendo Imagens”

Silvana e Paula trabalharam com o diplomado em Jornalismo pela Univates Lucas George Wendt para produzir o livro “Lendo Imagens”, obra inédita que conta os 50 anos de Ensino Superior na região por meio de imagens e fotografias. Os autores desenvolveram o trabalho entre 2017 e 2019 em diferentes etapas: reunião dos acervos, seleção das imagens, catalogação, legendamento e finalização do livro. 

O material selecionado é proveniente de 14 diferentes acervos. Cerca de 30 diferentes conjuntos de imagens foram analisados. Em relação às autorias das imagens, 44 diferentes autores  contribuíram com fotografias, recortes da história da Univates até 2018. A soma de todas as imagens analisadas é de cerca de 180 mil, entre arquivos digitais e analógicos.

Para saber mais sobre as obras, confira este texto publicado no site da Univates em janeiro de 2020. 

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt