Vânia Ritta Virti, enfermeira e hoje estudante de pós-graduação, conta como realizou seu sonho

Postado as 19/10/2020 13:58:34

Por Vinicius Mallmann

Acervo pessoal

Natural de Restinga Seca, região central do Rio Grande do Sul, Vânia Ritta Virti, 67 anos, trabalha como Agente de Saúde no município de Lajeado. Ela se mudou para o Vale do Taquari em 2012, ano em que ingressou na Universidade do Vale do Taquari-Univates, no curso de Enfermagem. Oito anos após a mudança, a estudante se prepara para receber o diploma de sua Pós Graduação em Enfermagem Obstétrica.

Apegada aos estudos, em 2011 Vânia decidiu, aos 58 anos, realizar um dos maiores sonhos de sua vida: ingressar na graduação de enfermagem. “Costumo dizer que já nasci com a enfermagem em mim, quando pequena costumava usar minhas bonecas como pacientes. Por questões pessoais, não pude realizar a graduação quando me formei no ensino médio, mas sempre deixei claro que um dia realizaria este sonho”, conta a estudante.

Outro fator importante para a retomada aos estudos, segundo Vânia, é o apoio de sua família.“Minha família é a base de tudo. Sinto que eles estão felizes me vendo ir atrás dos meus sonhos e conquistando várias coisas. As vezes me perguntam se não vou parar, e eu respondo que enquanto tiver forças, vou seguir dando o meu melhor e tentando mudar o mundo, mesmo que apenas ao meu redor”, destaca.

O diploma em Enfermagem veio em 2016, junto dele, o sentimento de felicidade e gratidão se destacaram na diplomada. Mesmo tendo alcançado um dos seus principais objetivos, a aposentada sentia que ainda poderia ir mais longe. No ano seguinte, após ficar sabendo que a Univates disponibilizaria o curso de pós-graduação em Enfermagem Obstétrica,  Vânia decidiu se inscrever e assim, agregar conhecimento em uma área que sente tanta afinidade.

Para ela, independente da atuação profissional, o conhecimento adquirido durante sua vida acadêmica foram importantes para sua formação como ser humano. “Quando ingressei no curso, em 2011, por conta da minha idade tinha a percepção de que não seria possível atuar como enfermeira nos hospitais. Minha ideia sempre foi levar o conhecimento adquirido às pessoas na qual eu convivo. Hoje em dia sinto que estou mais preparada para realizar meu trabalho como agente de saúde, posso atender e compreender as situações das outras pessoas com mais facilidade”, relata.

Por fim, a pós-graduanda conta que estes anos passados na Univates foram especiais. “Esses anos que passei estudando na Univates foram incríveis. A maneira que a Instituição acolhe seus estudantes é memorável. Além do Ensino de qualidade e próximo ao mercado de trabalho, a Univates se importa com o bem estar dos estudantes oferecendo uma ótima estrutura e apoio em todos os momentos, finaliza Vânia.