APE Univates realiza formação de professores de São Pedro da Serra

Postado as 19/10/2020 15:46:32

Por Nicole Morás

Desde 2013 a Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates vem contribuindo para a formação de professores nos mais diversos municípios do Rio Grande do Sul. Com atividades desde fevereiro, profissionais da educação de São Pedro da Serra participaram das atividades com temas que surgiram diante da necessidade de novas aprendizagens dentro das linguagens, metodologias ativas, educação inclusiva, elaboração de parecer descritivo e documentação pedagógica, repensando as práticas docentes. Ao todo, participaram 32 professores, 21 monitoras e 3 assistentes educacionais, além da coordenação pedagógica e da secretária de Educação do município, Rosimeri Klein Rech.

Conforme Rosimeri, as atividades contribuíram muito na formação dos profissionais, ampliando os conhecimentos e proporcionando trocas de experiências, as quais foram muito produtivas, pois é um momento de reflexões e de repensar as práticas pedagógicas, quebrar velhos paradigmas e lançar novos desafios.

É a primeira vez que o município de São Pedro da Serra participa da APE. Posso dizer que foram dias de formação incríveis, de muitas aprendizagens, uma experiência diferente, pois iniciou em fevereiro de forma presencial. Após a pandemia as atividades ocorreram de forma virtualizada, que foi tão proveitosa e satisfatória quanto as atividades presenciais. Agradecemos muito à Univates e aos professores que nos proporcionaram essas formações, estão todos de parabéns. Estamos esperando pelas próximas formações que ainda virão
Rosimeri Klein Rech, secretária de Educação de São Pedro da Serra

Oficinas realizadas em São Pedro da Serra

Oficina: Corpo e movimento
Oficina: Jogos linguísticos (voltados para a Educação Infantil)
Oficina: Elaboração de parecer descritivo (com prática) e documentação pedagógica
Oficina: Entendendo estudantes com problemas escolares
Oficina: A indissociabilidade entre o educar e o cuidar na Educação Infantil” - “Os campos de experiências: as interações e as brincadeiras como centro do projeto educativo”

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Oficina: Metodologias Ativas de Ensino: possibilidades de (re)inventar a prática pedagógica
Oficina: Jogos linguísticos
Oficina: Entendendo estudantes com problemas escolares

Sobre a APE

As assessorias pedagógicas (cursos, oficinas e palestras) in company são programações desenvolvidas para atender a necessidades específicas de cada município ou escola quanto à formação, atualização e qualificação de seus professores. As programações são elaboradas a partir de diagnóstico, com a participação dos profissionais da própria escola ou Secretaria de Educação e com a utilização de metodologias e tecnologias educacionais flexíveis, tornando-as customizadas e voltadas diretamente ao atendimento das necessidades identificadas. Podem ser desenvolvidas nos municípios ou nos ambientes da Univates, a critério do contratante. O corpo docente é constituído de profissionais com formação acadêmica e experiência profissional relevante. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7059 ou pelo e-mail ape@univates.br.