Délis Amanda Bianchini

Postado as 03/11/2020 14:52:27

Por Vinicius Mallmann

Émerson Coito

O curso de Fotografia da Universidade do Vale do Taquari - Univates lançou mais uma edição do Anuário da Fotografia. Com mais de 300 fotos, a quinta edição foi dividida em oito categorias: individuais, releituras, natureza, ensaios, infantil, arquitetura,  publicidade, fotojornalismo e documental, pinholes e projetos fotográficos. O material pode ser conferido em formato digital no link http://bit.ly/anuariofoto2019.

De acordo com a professora do curso de Fotografia, professora Renata Lohmann, a publicação conta com a participação de alunos de diferentes disciplinas práticas de Fotografia. “A quinta edição do anuário apresenta um compilado da jornada acadêmica visual desses jovens estudantes, onde podemos perceber o amadurecimento conceitual e estético desse diverso grupo de estudantes”, reitera.

Acervo Pessoal

Uma das estudantes que teve seus retratos publicados no anuário, é Gabriela Brand de Campos. Diplomada pelo curso de fotografia, a estudante conta que o sentimento é de satisfação. “O anuário é muito importante para mim, pois mesmo antes de entrar para a Univates, tinha grande vontade de estar com as minhas fotos no trabalho. Isso nos dá ânimo para continuar na profissão e desperta o sentimento de imensa alegria. Quando vi pela primeira vez a minha imagem nele, mostrei para todos, para a minha família, é muito orgulho, pois vejo fotos minhas com tanto valor, e orgulho da profissão que escolhi”, relata a estudante.

Sobre a seleção

Para o processo de escolha das imagens, cada professor, ao longo dos semestres, separa os melhores trabalhos fotográficos de suas disciplinas, segundo critérios próprios. Com o término das aulas em dezembro, todos realizam a sua escolha pessoal tendo em vista a totalidade dos trabalhos realizados nas disciplinas da área fotográfica. Após isso, ocorrem diversos encontros entre os docentes a fim de analisar individualmente cada foto e selecionar em conjunto os trabalhos que serão expostos na publicação.