Projeto Pedagógico de Curso (PPC): por que é importante você conhecer?

Postado as 10/11/2020 15:16:23

Por Nicole Morás

Além de conhecer os laboratórios onde as atividades de um determinado curso são realizadas ou o corpo docente que ministra as aulas, é importante que o estudante tenha conhecimento sobre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do seu curso. Esse é o documento que regulamenta as atividades do curso perante o Ministério da Educação (MEC) e apresenta o curso e o seu funcionamento.

Conforme o coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), professor Tiago Weizenmann, no PPC são contempladas questões como as diretrizes metodológicas e pedagógicas que o curso deve assumir, a modalidade - se presencial ou a distância, a matriz curricular, a carga horária e todos os outros elementos que formam o curso e são tidos como base para o desenvolvimento dos Planos de Ensino dos componentes curriculares.

É quase como se fosse um manual de curso. É um documento que organiza os princípios e as atividades do curso, que articula as atividades de pesquisa, ensino e extensão que resultam na formação dos nossos estudantes
coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), professor Tiago Weizenmann

Nicole Morás

Ele explica que os PPCs são responsabilidade do Núcleo Docente Estruturante (NDE), um grupo formado por cinco membros, entre eles o coordenador do curso.

“Esse grupo é responsável pela estrutura inicial do curso quando ele é estruturado, bem como pelas atualizações do PPC que são realizadas de acordo com as demandas que surgem, como por exemplo, quando se identifica uma nova oportunidade de formação, quando há uma nova diretriz nacional relacionada ao curso, quando observamos novas demandas de mercado de trabalho e assim por diante. Algumas questões podem surgir ou ser levadas ao Conselho de Curso, que é o grupo formado por professores e estudantes do curso”, exemplifica o coordenador do NAP.

No PPC se apresenta a forma como se dá o apoio e o acompanhamento ao discente ao longo de sua formação na universidade. É no PPC do curso que está prevista, por exemplo, a carga horária que o estudante deve realizar como atividades complementares, qual o perfil dos egressos do curso, quais competências e habilidades são esperadas que o estudante desenvolva durante o curso, como são previstos os estágios supervisionados e os estágios não curriculares, as proficiências, a matriz curricular e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É possível também encontrar informações sobre o corpo docente e a infraestrutura. Os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) ficam disponíveis nas páginas dos cursos.

Eventos on-line podem ser contabilizados como atividades complementares

Mesmo em época de pandemia e distanciamento social, é possível participar de, por exemplo, palestras, seminários e simpósios (que acontecem virtualmente, é claro) para contabilizar parte da carga horária das suas atividades complementares na categoria Extensão. Dê uma olhadinha nos eventos que nossa Universidade promove e, a fim de unir o útil ao agradável, inscreva-se naqueles que tiverem relação com seu curso de graduação. Saiba mais aqui.