Técnico em Agronegócio realiza visita técnica a propriedade que adota práticas sustentáveis

Postado as 17/11/2020 17:23:56

Por Nicole Morás

Divulgação

No último sábado, dia 14 de novembro, sob orientação da professora Mirian Fabiane Dickel Strate, os estudantes da disciplina Gestão da Produção Animal, do curso Técnico em Agronegócio da Univates, realizaram visita técnica à propriedade rural Granja Recanto da Volta, localizada em Estrela, para conhecerem um sistema de criação de gado de corte que adota práticas que visam ao bem-estar animal e utiliza condutas sustentáveis.

Conforme Mirian, a propriedade trabalha com a premissa de produzir com qualidade, sustentabilidade, bem-estar animal e respeito à natureza, contando atualmente com um plantel de cerca de 150 animais em processo de engorda, pretendendo ultrapassar os mil animais ao ano.

O sistema de confinamento adota uma dieta equilibrada, utilizando pastagens, silagem e grãos, para o bem-estar ruminal e a saúde do rebanho. Também são utilizados princípios da economia circular, como a compostagem da cama do confinamento para adubação das pastagens, coleta da água da chuva para irrigação das pastagens e práticas conservacionistas de proteção ao solo
Professora Miriam Strate

Para a professora, as visitas técnicas representam oportunidades valiosas de aprendizagem, pois oportunizam vivências concretas de aplicação dos conceitos desenvolvidos durante as aulas. “O curso Técnico em Agronegócio oportuniza muitas visitas a propriedades e empresas, propiciando interações com agricultores, técnicos e empresários do setor, bem como aulas práticas nos laboratórios da Instituição”, ressalta.

Inscrições abertas

O Técnico em Agronegócio é um dos 25 cursos técnicos com inscrições abertas na Univates. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 9 9626-2043. Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio. Mais informações podem ser obtidas com o Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 ou 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br.