Parceria proposta pela Univates permite que diplomados atuem profissionalmente em laboratórios da Instituição

Postado as 18/11/2020 11:15:31

Por Vinicius Mallmann

A Universidade do Vale do Taquari - Univates lançou no mês de setembro a  modalidade de contrato de parceria “Partner”. O acordo permite, por meio de processo seletivo, que diplomados da graduação e/ou estudantes da pós-graduação da área da saúde da Univates atuem profissionalmente nos laboratórios da Instituição . Na primeira seleção, a parceria selecionou duas nutricionistas e três dentistas para atenderem no Ambulatório de Nutrição e na Clínica de Odontologia Ampliada, respectivamente.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Nutrição, professora Franciele Machado Wermann, a parceria beneficia o profissional, os estudantes e a comunidade. “Essa parceria favorece a Instituição, os egressos do curso e a comunidade em geral, que há bastante tempo buscava atendimentos de forma particular. Além disso, serve de incentivo aos estudantes para melhorarem sua trajetória acadêmica, pois no momento da seleção terá um peso grande. Poder se formar e já atender em uma estrutura como a da Univates e com todo suporte é de fato um grande estímulo”, salienta.

Acervo pessoal

Egressa do curso de Nutrição, Natasha Rodrigues da Silva foi uma das primeiras profissionais a iniciar os atendimentos na estrutura da Instituição. Para ela, a experiência de atuar no ambulatório vai permitir seu desenvolvimento profissional. “Iniciei como Partner dois meses após me formar, e pouco antes havia iniciado também alguns atendimentos domiciliares de forma particular. A experiência está sendo muito boa, o consultório é amplo, superequipado e com sistemas modernos. Acredito que a Univates tem muita credibilidade e visibilidade, e atuar dentro desse espaço me ajudará a expandir meu trabalho. Sem contar na melhoria do meu currículo, que também poderá auxiliar na abertura de novas portas”, destaca.

Acervo pessoal

Outra pioneira a participar da parceria é a diplomada do curso de Odontologia Katia Schuh. Realizando atendimentos na Clínica de Odontologia Ampliada, a profissional relata que a parceria é um passo muito importante na transição entre sua vida acadêmica e a profissional. “Essa parceria foi muito gratificante para mim. É uma honra poder voltar para minha casa, agora atuando como cirurgiã-dentista, o que com certeza irá abrir uma porta muito importante na minha vida profissional. O espaço conta com uma estrutura impecável, onde estou rodeada de profissionais extremamente competentes, de diversas áreas/especialidades. O clima do ambiente acadêmico, um local em que há o olhar humanizado, é um fator que encanta todos (usuários, a equipe e profissionais) que fazem parte desse espaço. Isso faz com que meu crescimento profissional se dê da melhor forma possível”, destaca a diplomada.

Saiba mais

O Partner permite que os profissionais atendam sempre nos horários/turnos vagos na agenda das aulas práticas do ensino, não atendendo às demandas provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa VRT). São disponibilizados, em parceria comercial, as dependências e os equipamentos físicos da Instituição, nos horários disponíveis entre as atividades acadêmicas e os serviços já prestados à comunidade por profissionais e alunos (estagiários) da Universidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail saude@univates.br.