Curso de Estética e Cosmética está entre os melhores do RS

Postado as 19/11/2020 16:14:37

Por Nicole Morás

O curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Taquari - Univates é o terceiro melhor do Rio Grande do Sul de acordo com os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Se forem considerados apenas os cursos ofertados por universidades, e não centros universitários e faculdades, o curso ocupa a primeira posição. Avaliado com nota 4 (em uma escala de 1 a 5), que indica excelência, o cursa integra o seleto grupo de apenas 34% dos cursos que obtiveram conceitos de excelência nos indicadores do Enade.

Tuane Eggers

Além de infraestrutura completa e moderna, a proposta curricular do curso de Estética e Cosmética da Univates é inovadora e conta com aulas práticas desde o início da formação.

Além disso, os estudantes participam de iniciativas como o Desfile de Moda Inclusiva e de vivências com atendimentos à comunidade nas áreas de estética facial, capilar e corporal. O atendimento é realizado semestralmente nas disciplinas de Habilidades em Estética e Cosmética I e II. Neste ano, devido à necessidade de virtualizar as aulas, essas disciplinas foram adaptadas, e por meio do Google Meet os estudantes continuaram realizando passos importantes para o aprendizado prático.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Giovana Sinigaglia, ambas as disciplinas são realizadas em dois momentos distintos: no primeiro, os estudantes realizam a anamnese, momento em que ocorre o primeiro contato entre os futuros profissionais e o paciente. Depois disso, o paciente se desloca até os laboratórios de ensino da Univates, onde é realizado o procedimento. Em ambas as etapas, os estudantes são supervisionados pelos professores responsáveis.

Giovana explica que, para dar andamento ao currículo dos estudantes, as disciplinas precisaram ser repensadas e adaptadas parcialmente ao ambiente virtual. “Em conjunto com o professor João Tassinary, adaptamos as disciplinas para um novo formato de abordagem ao paciente. Propusemos que as avaliações estéticas, em um primeiro momento, fossem realizadas pelo Google Meet, gravadas e compartilhadas com os professores, tudo isso com o consentimento do paciente. Após a primeira abordagem e a entrevista inicial, os estudantes convidaram o paciente para que viesse ao campus, aos laboratórios de ensino, com agendamento prévio e respeitando as regras de distanciamento, para que a avaliação fosse finalizada e o plano de tratamento, construído de forma completa”, conta.

Inscrições abertas

O curso de Estética e Cosmética é um dos 29 cursos de graduação presenciais da Univates que recebem inscrições. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do momento do sorteio do tema da redação. A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.