Ações de empregabilidade e carreira da Univates para os estudantes são case de evento nacional

Postado as 19/11/2020 16:22:01

Por Lucas George Wendt

Na tarde da última quarta-feira,18, a coordenadora de Carreiras da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Janaína Schneider, participou de um evento promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) e pela empresa Symplicity para apresentar o case de empregabilidade e carreira da Universidade. O evento Crie Oportunidades e o programa de mentoria de diplomados para estudantes estiveram em destaque.

Esta é a segunda vez que a Univates está representada na Jornada da Empregabilidade da Semesp-Symplicity. Em 2019 Janaína e o reitor professor Ney José Lazzari também foram convidados para apresentar o trabalho da Instituição na área de Carreiras. “O propósito da Jornada é reunir Instituições de todo o país para discutir carreira e empregabilidade dos alunos e a Symplicity convida instituições e empresas para trazerem seus cases e sua expertise para compartilhar”, revela a coordenadora. O evento, em 2020 realizado de forma virtual, reuniu dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES). Na ocasião Janaína relatou aos presentes dois processos implementados na Instituição: a relação da Universidade com as empresas e a atração de talentos na Univates.

“Também comentei sobre as estratégias que temos adotado para nos aproximar cada vez mais do mercado, como o café da manhã com empresas, o evento Crie Oportunidades e o programa de mentoria”, revela a coordenadora.

Para a coordenadora, ser um case no evento demonstra a maturidade atingida pela área em relação à estratégia, o que só pode acontecer se a Universidade entende a importância de discutir a carreira dos estudantes e futuros diplomados ao longo de sua formação.

Lucas George Wendt

“As nossas ações nos colocam num patamar que permite que as experiências daqui sejam exemplos para Instituições que ainda estão iniciando esse processo com seus alunos”, diz ela.

Trilhas de Carreira

A coordenadora avalia que a inserção das atividades de carreira nos ateliês a partir de 2021, com a transformação do ensino da Univates proposta pelo Aula+, contribuirá muito para a aproximação do pensar estratégico sobre a carreira com os estudantes. A expectativa é de que as Trilhas de Carreiras que fazem parte do projeto Aula+ sejam assertivas e engajem os estudantes na sua estratégia de carreira.

A Jornada

Entre os temas abordados na Jornada da Empregabilidade em 2020 estão a institucionalização dos escritórios de carreiras, a empregabilidade como parte do plano pedagógico das organizações de ensino, os projetos de empregabilidade que geram resultados, as empresas e o processo de atração de talentos nas universidades e a formação de professores preparados para orientar o aluno em sua carreira. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas aqui

As ações da Univates na área de Carreiras podem ser acessadas neste link