Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

CDC/Unsplash

Time de pesquisadores do PPGCM da Univates se dedica a estudar o SARS-CoV-2, a Covid-19 e as consequências da pandemia

Postado as 30/11/2020 11:08:01

Por Lucas George Wendt

Um conjunto de pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari - Univates, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), tem se mobilizado para pesquisar o SARS-CoV-2, a Covid-19, e também os efeitos dessa doença de escala global no psicológico das pessoas. A pesquisa científica, no caso de uma emergência sanitária internacional, é parte fundamental para a solução dos problemas. 

A pesquisa na Univates  

O mestrado do PPGCM foi aprovado em dezembro de 2019. Antes do mais novo PPG da Univates, outros programas, como o em Biotecnologia (PPGBiotec), com atividades iniciadas em 2012, e o em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), que iniciou em 2016, já realizavam pesquisas nas áreas de ciências agrárias, biológicas e da saúde na estrutura tecnológica da Universidade. O trabalho dos acadêmicos pavimentou os caminhos que hoje são utilizados por pesquisadores que, no Vale do Taquari, se dedicam a entender as causas e as consequências da crise sanitária global.  

As aulas da primeira turma do PPGCM iniciaram no meio da pandemia, em agosto de 2020. Ainda antes, o time de pesquisadores da Univates vinculados ao programa encaminhou projetos de pesquisa e buscou por editais de fomento com o objetivo de ampliar o conhecimento científico nas temáticas relacionadas à pandemia. 

Os docentes dos PPGs são pesquisadores que desenvolvem seus estudos em áreas correlatas ao campo de atuação do programa ao qual estão vinculados. 

Os professores doutores Joana Bücker, Rafael da Veiga Chaves Picon, Flávio Milman Shansis e Josemar Marchezan são alguns dos docentes do PPGCM com pesquisas voltadas a questões relacionadas à pandemia.

Julia Amaral

 

Saúde mental na pandemia 

A professora doutora Joana Bücker tem se dedicado a avaliar a qualidade de vida e a saúde mental da população do Vale do Taquari durante o período de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19. 

Arthur Dullius

Telemedicina psiquiátrica  

O professor doutor Flávio Shansis é o coordenador do PPGCM. Sua pesquisa busca implementar o uso de uma ferramenta tecnológica no auxílio do diagnóstico da Covid-19, dos transtornos do afeto negativo e do comportamento suicida na região dos Vales, que tem os maiores índices de suicídio no Brasil, além de realizar um ensaio clínico de técnicas de psicoterapia breve voltadas à sintomatologia psiquiátrica em tempos de pandemia. 

Julia Amaral

Testa Lajeado 

O docente doutor Rafael da Veiga Chaves Picon, em conjunto com as professoras doutoras Ioná Carreno e Simone Stülp, além de uma equipe de outros profissionais da Univates, realizou o Testa Lajeado, pesquisa por amostragem que avaliou a disseminação da Covid-19 na cidade entre os meses de maio e junho. Os dados colhidos foram importantes para a Prefeitura de Lajeado realizar encaminhamentos e tomada de decisão sobre a pandemia na cidade. Os resultados do estudo foram publicados em uma revista científica internacional na área das doenças infecciosas, a International Journal of Infectious Diseases

Lucas George Wendt

 

Pandemia e o transtorno do espectro autista 

O professor doutor Josemar Marchezan buscou avaliar os impactos do isolamento social em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Conforme Marchezan, a pesquisa tem como objetivo avaliar como uma mudança de rotina tão drástica e associada à interrupção de atendimentos de terapias essenciais para o TEA, como fonoaudiologia e psicologia, impactou a vida das crianças e de suas famílias. 

Os professores doutores Daiane Heidrich, Márcia Inês Goettert, Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers e João Antonio Pêgas Henriques, vinculados ao PPGCM e ao PPGBiotec, também realizam pesquisas relacionadas à Covid-19.

Julia Amaral

 

Novos testes 

A professora Daiane Heidrich tem se dedicado a estudar métodos alternativos de detecção do SARS-CoV-2 empregando espectroscopia no infravermelho com Transformada de Fourier. O projeto tem incentivo da empresa BRF com o objetivo de encontrar um teste mais rápido e barato para disponibilização à população da região. 

Nicole Morás

 

Parceria com a Alemanha 

A professora doutora Márcia Goettert está na Alemanha, trabalhando em conjunto com a Universidade de Tübingen. Intitulada “Coronavirus SARS-CoV-2 Detection and Assay Development”, a pesquisa que está realizando tem como objetivo desenvolver um método que aprimore a detecção do vírus em amostra sorológica. 

Julia Amaral

Novos diagnósticos 

O professor doutor Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, em conjunto com os professores doutores Márcia Goettert e João Antonio Pêgas Henriques, está trabalhando na anotação funcional dos genomas do vírus SARS-CoV-2, isolados em diferentes regiões do Brasil, por meio de técnicas de bioinformática, com o intuito de analisar mutações específicas no genoma do vírus. A partir da identificação de mutações, os pesquisadores têm a intenção de avaliar novas possibilidades de fármacos. O projeto também tem incentivo da empresa BRF. 

Seleção para o mestrado 

Seguem abertas até o dia 15 de dezembro as inscrições para o processo seletivo do PPGCM da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com 20 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas pelo site univates.br/ppgcm/, no valor de R$ 100,00. A seleção ocorrerá durante o mês de dezembro, e as aulas iniciarão em abril de 2021. O PPGCM também tem aberta a vaga para uma bolsa de mestrado para o desenvolvimento de estudo com a temática Diagnóstico de Covid-19. A vigência da bolsa é de 24 meses a partir de fevereiro de 2021. Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail ppgcm@univates.br. 

Logo ods-3