Candidatos ao Vestibular experimentam a futura graduação durante o Universitário por Um Dia

Postado as 07/12/2020 20:07:36

Por Nicole Morás

Um projeto piloto que busca oportunizar uma vivência na prática de uma aula na Universidade aos candidatos e interessados em cursos da graduação. Assim é o "Universitário por Um Dia'', uma iniciativa da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que recebeu futuros estudantes na noite desta segunda-feira, 07. Eles participaram de atividades práticas de disciplinas dos cursos de Engenharia Química e de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Conforme o coordenador da Central de Relacionamento da Univates, Rafael Mallmann, o projeto busca auxiliar os candidatos na decisão do seu curso, tendo uma experiência real, de uma aula prática, bem como a oportunidade de poder trocar informações com alunos e professores do curso.

Nicole Morás

“Já vínhamos elaborando esse projeto quando iniciou a pandemia e tivemos que aguardar. Agora, iniciamos o projeto agora com número reduzido de vagas e com todos os cuidados de prevenção ao covid 19”, explica Mallmann.

De Travesseiro, Cathy Verônica Nied veio acompanhada da mãe Idelbe. “Estudei Pedagogia na Univates quando existia apenas o prédio 1. Depois fiz uma pós-graduação e agora voltei, convidada pela minha filha, para participar da aula presencial com prática. Ela gosta da área de química e está pensando em iniciar a graduação”, disse Idelbe - à direita na foto.

Nicole Morás

De Lajeado, Jean Soares, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, acredita que o “Universitário por Um Dia” é uma grande oportunidade para ajudar na escolha da profissão. “Vim sem expectativas para ver como realmente vai ser e vou esperar participar para decidir pelo curso, mas provavelmente escolha por Engenharia Química”, afirmou ele, que também pensa em estudar Psicologia.

Inscrições abertas

A Univates está com inscrições abertas para 29 cursos de graduação presenciais e 18 a distância. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do momento do sorteio do tema da redação. A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.