Curso de Nutrição da Univates é eleito o melhor entre as universidades do País

Postado as 15/12/2020 15:49:02

Por Lais Pontin Matos

O curso de Nutrição da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi eleito o melhor entre as universidades do Brasil. Ele obteve nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de dezembro. O indicador avaliou a qualidade dos cursos de graduação que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019.

Pelo segundo ciclo avaliativo consecutivo, o curso também foi classificado como o melhor do Rio Grande do Sul. Os bons resultados refletem, sobretudo, o trabalho que vem sendo realizado por estudantes e professores vinculados à graduação.

“Esta conquista confirma que entregamos ao mercado profissionais altamente qualificados e seguros para atenderem às necessidades das comunidades regional e nacional”, comenta Fernanda Scherer Adami, coordenadora do curso. Ela também destaca que a graduação da Univates conta com docentes muito preparados pedagogicamente, estimula a relação de confiança entre instituições e nutricionistas dos campos de estágio e incentiva a produção acadêmica entre os alunos, que, juntos, já publicaram mais de 200 artigos científicos. “Temos, ainda, uma estrutura de laboratórios de excelência que, aliados às nossas metodologias de ensino, potencializam a aprendizagem e favorecem os estudos”, completa.

Fernanda faz questão de enfatizar que os bons resultados no Enade são frutos de um árduo, mas recompensador, trabalho coletivo. “Sonhamos juntos e realizamos juntos, como tem de ser”, finaliza, orgulhosa.

“Nunca duvidei do potencial que temos para ir longe e nos destacarmos no meio acadêmico”

Divulgação/Arquivo Pessoal

Acadêmica do curso de Nutrição da Instituição desde 2018, Andressa Baumhardt revela que se sente grata por todas as oportunidades que a graduação oferece a ela e também aos seus colegas. “Sempre sonhei em estudar na Univates. Por aqui os alunos podem se candidatar a bolsas de trabalho remuneradas e participar de projetos de voluntariado e monitorias. Considero muito valiosas essas chances que proporcionam desenvolvimento profissional ainda durante a faculdade”, declara.

Andressa, que já realizou estágios em sua área de formação dentro da Univates, comenta que ficou feliz ao saber que, em 2020, seu curso foi eleito o melhor entre as universidades do País. “O empenho das pessoas que colaboram para manter a graduação em funcionamento é muito grande. Conseguimos perceber, por exemplo, a dedicação dos estudantes que compõem o Diretório Acadêmico (DA) de Nutrição, os esforços que os professores empregam para preparar aulas que instiguem os alunos, o envolvimento diário da coordenação com questões que dizem respeito ao curso. Nunca duvidei do potencial que temos para ir longe e nos destacarmos no meio acadêmico”, vibra a universitária.

Inscrições abertas

O curso de Nutrição é um dos 29 cursos de graduação presenciais da Univates que recebem inscrições. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular.

Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado um e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em www.univates.br/startunivates.

A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação. A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em www.univates.br/startunivates.