Univates integra rede mundial de pesquisa em saúde

Postado as 17/12/2020 16:21:25

Por Nicole Morás

Foi lançada oficialmente, na última semana, em evento online, a BRMDIA (Belt and Road Medical Device Innovation and Application Alliance), uma rede focada em desenvolver inovações na área da saúde da qual a Universidade do Vale do Taquari - Univates faz parte. A articulação para a composição da BRMDIA teve início em dezembro de 2019 e a Univates é uma das 20 Instituições fundadoras. Através da rede, as universidades membro deverão voltar-se para a pesquisa básica, pesquisa aplicada e resolução de problemas cruciais na área médica, apoiando as empresas parceiras na construção de um sistema industrial ecológico em toda sua cadeia. A aproximação da Univates com a BRMDIA teve início por meio do acordo de cooperação de 2016 com a University of Shanghai for Science and Technology (USST).

Conforme a diretora de relações internacionais da Univates, Viviane Bischoff, em dezembro do ano passado, três professores da Instituição participaram de eventos e reuniões na área de tecnologias em saúde por 20 dias na USST. “A partir daí nos aproximamos da rede, que tem o apoio da prefeitura de Shanghai, a maior cidade do mundo. Sendo parte dessa rede podemos participar de pesquisas conjuntas, assim como intercâmbios de estudantes, docentes e profissionais das áreas de tecnologia e saúde”, afirma ela.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Univates, Flávio Shansis, participar da BRMDIA é uma oportunidade muito interessante para o PPGCM e também para o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). Ele explica que serão três grandes áreas para a realização de intercâmbios.

Primeiro iremos fortalecer a relação dos grupos de pesquisa da Univates com as universidades chinesas, especialmente a USST, com a qual já temos convênio. Outra possibilidade de intercâmbio será entre universidades de outros países e empresas de tecnologia de Israel, por exemplo. E ainda o intercâmbio de estudantes e professores, tão breve seja possível a realização de viagens
Flávio Shansis, coordenador do PPGCM

Saiba mais

Por meio da cooperação entre as instituições membro o BRMDIA tem como objetivos estimular talentos e a troca de experiências, inovar a educação sobre dispositivos médicos, os modos de treinamento e os métodos.

Logo ods-17