Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fuvates assina contrato para instalação de unidade do Unianálises em Nova Mutum, no Mato Grosso

Postado as 18/12/2020 09:36:49

Por Nicole Morás e Lucas George Wendt

Renê Reverson/SECOM - CMNM

A Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates) assinou, na última semana, o contrato de concessão com a Prefeitura Municipal de Nova Mutum que estabelece as diretrizes para a instalação de uma unidade do laboratório industrial Unianálises no Parque Tecnológico do município, localizado no Mato Grosso. 

O contrato prevê o funcionamento na nova unidade do Unianálises por 20 anos, prorrogável por mais 10 anos. O Unianálises é a primeira empresa a se instalar no Parque de Nova Mutum. Representando a Fuvates no ato, o vice-presidente da mantenedora e pró-reitor administrativo da Univates, professor Oto Roberto Moerschbaecher, destacou que já existem equipes do laboratório trabalhando em Nova Mutum. Esses profissionais realizaram um período de treinamento intensivo de 60 dias na Univates, em Lajeado, sede do Unianálises. A previsão é de que, no médio prazo, outras 40 pessoas sejam contratadas para as atividades do laboratório.

Toda a qualidade conquistada ao longo dos 27 anos de atuação do Unianálises em Lajeado estará à disposição de novas regiões, como Norte, Centro-Oeste e Sudeste
Prof. Oto Moerschbaecher, vice-presidente da Fuvates

Renê Reverson/SECOM - CMNM

Em Nova Mutum serão oferecidos os serviços de análises voltadas ao agronegócio, com exceção das análises de leite. O Unianálises foi construído em uma área de 30 hectares. Após a assinatura do contrato com o município, as autoridades visitaram as instalações do Unianálises, que compreendem uma área de 2.824,63 m2 e investimento de R$ 12,6 milhões, oriundos de financiamento público contratado pela Prefeitura Municipal de Nova Mutum. 

À Fuvates caberá investimento de cerca de R$ 5 milhões em equipamentos mais os custos mensais com mão de obra e manutenção do prédio. Com a chegada ao Mato Grosso, o Unianálises reforça sua atuação nacional com serviços de excelência em análises industriais e foco em segurança alimentar.

Acreditações

O Unianálises é credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conforme Portaria nº 136, de 11 de julho de 2014, para análises microbiológicas, físico-químicas e de qualidade do leite. Ainda conta com a acreditação da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) perante os requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2005. Essa acreditação é o reconhecimento formal da adequação do seu sistema de gestão da qualidade e de seus processos de ensaio aos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025, conforme Certificado CRL 0754, emitido em 6 de abril de 2015. 

Além disso, possui cadastro na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) para realizar análises em águas superficiais, subterrâneas e efluentes líquidos, conforme Registro nº 13-2017-DL. O Unianálises é considerado o laboratório oficial para realização de ensaios fiscais em alimentos e água pela Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa). 

Com credenciamento na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas), o laboratório tem a capacidade de oferecer serviços de interesse sanitário com qualidade, confiabilidade, segurança e rastreabilidade.

Saiba mais sobre o Unianálises

 

Com 27 anos de atividades, o Unianálises oferece análises em alimentos, leites, água, efluentes, rações e componentes, swabs e exposição ambiental. Atende a necessidades da cadeia produtiva de alimentos, dos prestadores de serviços de inspeção de produção de alimentos e da comunidade em geral. Atua com grandes laboratórios nas áreas de microbiologia, físico-química, leite e nutrição animal. Atualmente atende mais de 1.600 clientes ativos com 600 mil amostras analisadas por ano.

Nova Mutum

Nova Mutum é uma cidade localizada no interior do Mato Grosso, distante 242 km de Cuiabá, capital do Estado. A cidade é um dos maiores produtores mundiais de soja, milho e algodão, além de ter expressiva atividade na pecuária. O município tem registrado crescimento populacional de cerca de 6% ao ano, contando atualmente com 45.378 habitantes.