Melhor universidade privada do Sul do país, Univates chega a Nova Mutum

Postado as 29/01/2021 09:50:41

Por Nicole Morás

Giancarlo Kuhn

Com a tradição de mais de 50 anos de atividades e excelente desempenho nos indicadores do Ministério da Educação (MEC), entre eles o de melhor universidade privada no conceito graduação do Sul do Brasil, a Universidade do Vale do Taquari - Univates deve iniciar, em breve, suas atividades em Nova Mutum. A Instituição deve chegar ao estado do Mato Grosso com a oferta de 17 cursos a distância nas áreas da gestão, tecnologia e educação.

De acordo com o presidente da mantenedora da Univates. a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates), Ney José Lazzari, a aproximação da Universidade com a cidade de Nova Mutum teve início em 2017 por indicação de um consultor responsável pelos Planos Diretores de Lajeado e de Nova Mutum.

Desde lá já realizamos diversas visitas à cidade e também já recebemos uma comitiva em Lajeado para trabalharmos em conjunto para o desenvolvimento do município mato-grossense.Também atuaremos com o Unianálises no Laboratório de Pesquisas no Parque Tecnológico de Nova Mutum”, explica.

Lazzari acrescenta que a Univates tem uma forte identificação com a comunidade onde está inserida e em Nova Mutum não será diferente. “Queremos fazer tanto por Nova Mutum quanto temos feito por Lajeado e pelo Vale do Taquari nos últimos 50 anos. Nosso caráter comunitário se reflete nas nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, que são voltadas para as necessidades de onde estamos inseridos”, afirma ele.

Divulgação

Moradora de Nova Mutum, Gabriela Franz faz doutorado na Univates, em Lajeado. Ela conheceu a Universidade ao pesquisar cursos que fossem realizados em regime de aulas intensivo e que tivesse boa avaliação do Ministério da Educação (MEC). “Fico feliz em saber que Nova Mutum tem grandes chances de se tornar uma cidade universitária, oportunizando o ensino superior para a região e trabalho para profissionais como eu. Como principais pontos positivos eu destaco que a Univates tem uma estrutura que é incrível, as aulas a campo, e o bom relacionamento com os professores”, disse ela, que é professora universitária na cidade. Na foto, ela com o orientador professor doutor André Jasper durante atividade de campo.

Cursos previstos em Nova Mutum

Giovane Sebastiany

Serão oferecidos no polo de Nova Mutum 17 cursos de graduação a distância (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) nas áreas da gestão, tecnologia e educação. São eles: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas - Licenciatura, Ciências Contábeis, Comércio Exterior,  Educação Física - Licenciatura, Engenharia de Produção, Gestão Financeira, Gestão de Cooperativas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação, História - Licenciatura, Letras - Licenciatura, Logística, Marketing, Pedagogia - Licenciatura, e Processos Gerenciais.

Além dos cursos de graduação, também serão oferecidos cursos de educação continuada:Dos Sons às Letras: a linguagem na educação infantil e nos anos iniciais; Formação de Contadores de Histórias (Polo Nova Mutum); Planejamento de Carreira; e Qualificando o Atendimento.

Conheça a Univates

Nicole Morás

Com sede em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, a Univates é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices), ou seja, uma organização privada na qual não há distribuição de lucros, mas, sim, eles são reinvestidos na própria Instituição.

Durante todos os anos de dedicação ao conhecimento e ao crescimento da região, a Univates  formou 14.849 estudantes de graduação e sequenciais, 4.680 em nível de pós-graduação e 3.825 nos cursos técnicos. Atualmente possui em funcionamento 45 cursos de graduação presencial, 17 cursos de graduação a distância (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 22 técnicos, 37 pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além de diversos cursos de educação continuada.

O EAD da Univates

O ensino a distância da Univates foi lançado no final de 2017 e todo o conteúdo é produzido por professores do ensino presencial da Universidade. As aulas acontecem em regime modular. Cada módulo tem cerca de três meses de duração e é composto por 200 horas, sendo 160 horas de aulas direcionadas a conteúdos específicos e 40 horas de componentes integradores, que consolidam o conhecimento adquirido por meio de atividades especiais.

Durante as aulas os estudantes terão acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, com materiais on-line e videoconferências, que acontecem de forma periódica com os tutores e professores responsáveis. Ao todo serão nove semanas de aula, sendo oito de atividades de ensino e uma dedicada à realização de provas presenciais.

Pesquisa

A Univates tem cinco Programas de Pós-Graduação (PPGs) e cerca de 40 projetos de pesquisa nos quais estão diretamente envolvidos 60 professores doutores. Uma das principais áreas de pesquisa da Univates é a de alimentos e biotecnologia, com destaque para estudos sobre a cadeia leiteira, arroz, reprodução animal e sustentabilidade em sistemas produtivos agroalimentares. Além disso, há grande produção científica na área de ensino e saúde.

Confira alguns estudos:

Pesquisa sobre ácaros objetiva desenvolvimento de um novo produto para diagnóstico de alergia

PPGSAS realiza pesquisas sobre controle biológico

PPGSAS desenvolve investigação sobre comunidades vegetais

PPGBiotec realiza pesquisa sobre fertilidade humana e animal

Pesquisas do PPGBiotec possibilitam descobertas de processos e produtos

Pesquisa do PPGBiotec estuda alternativas para adição de fertilizantes

Estudo do PPGBiotec identifica proteínas associadas à tolerância do arroz a ácaros fitófagos