Musculação prepara o coração para esforços físicos, indica professora da academia da Univates

Postado as 08/02/2021 08:06:40

Por Vinicius Mallmann

Ana Amélia Ritt

A musculação permite que o praticante estimule o gosto pela atividade física de diferentes formas. Além de reforçar a musculatura, a prática ainda prepara o coração para esforços intensos, enquanto o treino aeróbio o condiciona para atividades suaves e prolongadas. “Além de possibilitar o gosto pela prática da atividade física, fator importante para a qualidade de vida, o treinamento de musculação melhora o desempenho físico, principalmente a força. Através deste tipo de treinamento, ocorre um aumento de massa muscular, o que acarreta no aumento do gasto calórico basal e auxilia na redução do acúmulo de gordura, fatores importantes no combate a doenças crônicas como: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre tantas outras”, salienta a professora do Complexo Esportivo da Univates, Janine Giovanella.

Outra opção para os matriculados na academia é o treinamento de resistência física, que de acordo com a professora, beneficia o praticante de diferentes formas. “Essa modalidade ajuda no desenvolvimento ósseo, reduzindo os riscos de osteoporose ou atenuando os sintomas. Ainda, dentre os diversos benefícios do método, podemos destacar a eficácia na redução de dores na coluna e de outras doenças músculo-esqueléticas, bem como da própria lesão”, destaca a professora  profissional.

Interessados em se matricular em alguma das atividades podem comparecer no Atendimento Univates, no Prédio 9 ou entrar em contato pelo e-mail complexo@univates.br ou WhatsApp (51) 99946-8116.

Conheça o Complexo Esportivo

Inaugurado em 2007, o Complexo Esportivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates oferece espaços para o público realizar diferentes tipos de atividades físicas. Além da comunidade acadêmica, a estrutura  também está disponível para a comunidade externa, que, por meio do programa Univates & Você, pode obter diversos benefícios.

Atualmente, nos múltiplos espaços do Complexo Esportivo, são oferecidas as seguintes atividades: musculação, personal trainer, ginástica artística, treinamento de força, treinamento funcional, natação, hidroginástica e pilates. Já para idosos, o complexo oferece atividades físicas (alongamento, fortalecimento e relaxamento), hidroginástica, musculação, natação e pilates, além da pista atlética, que pode ser utilizada por ambos os públicos.

Univates & Você

Criado em 2014, o programa Univates & Você possibilita a toda a comunidade o acesso a diversos recursos e à infraestrutura do campus. Com a adesão, os usuários passam a usufruir da Biblioteca, dos laboratórios de informática, da pista atlética, de desconto no estacionamento, acesso liberado ao Wi-Fi pelo campus, locação do campo de futebol e do Coworking.

Além disso, ao realizar a inscrição, o usuário paga uma taxa que pode ser utilizada como crédito na primeira mensalidade de uma atividade do Complexo Esportivo ou como desconto em um curso de Educação Continuada da Univates.