Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Elise Bozzetto

Jovem Aprendiz: por que sua empresa deveria ter?

Postado as 08/02/2021 15:21:02

Por Nicole Morás

Antes de começar a elencar os motivos pelos quais a sua empresa deveria contratar um Jovem Aprendiz, a gente precisa lembrar que organizações com mais de sete empregados em funções que demandam formação profissional são obrigadas a contratar aprendizes. Só isso já seria motivo suficiente para a maior parte das empresas aderir ao programa nacional que proporciona a formação de jovens de 14 a 24 anos para que eles comecem a desempenhar atividades profissionais e para a preparação  de mão de obra qualificada. De acordo com com a diretora do Centro de Educação Profissional da Univates, Edi Fassini, um dos grandes desafios que os recrutadores enfrentam é encontrar colaboradores capacitados tecnicamente e com postura condizente com a cultura das empresas.

Contratar aprendizes é aliar desenvolvimento técnico e cultura empresarial, apostando num futuro colaborador imerso na missão da empresa e com desempenho condizente com os desafios que o mercado de trabalho impõe
diretora do Centro de Educação Profissional da Univates, Edi Fassini

Júlia Amaral

 

Para a Analista de Recursos Humanos do setor de Desenvolvimento Organizacional da Minuano, Adriana Suhre, ao participar do programa de aprendizagem a empresa contribui para a inserção de profissionais no mercado de trabalho, formando pessoas conforme a demanda técnica e comportamental. “Mais do que cumprir cotas, o Programa Jovem Aprendiz é uma forma de investirmos nos profissionais e saber que eles serão bons. Eles contribuem em vários setores e aprendem um pouco de cada área. Como temos uma equipe multidisciplinar, tanto eles quanto nós aprendemos, pois eles agregam muito à nossa rotina, e podemos fortalecer habilidades como proatividade e colaboração. Eles começam devagar para depois terem responsabilidades maiores” explica ela.

Acervo pessoal

 

Para Lara Câmara dos Santos, de 18 anos, de Lajeado, fazer o Jovem Aprendiz tem sido uma experiência inovadora. “Como eu não tinha nenhuma experiência com o mundo do trabalho, pensei que com o Jovem Aprendiz eu teria mais conhecimento e, com certeza, é uma experiência a mais. É meu primeiro emprego e o curso me propõe um aprendizado de como se portar na empresa, de saber meus direitos e noções do trabalho”, afirma ela. Lara pretende seguir suas atividades profissionais na Minuano e continuar os estudos, preferencialmente cursando graduação em Administração.

Acervo pessoal

O Jovem Aprendiz também pode ser cursado em paralelo ao Ensino Médio, como faz Paola Soletti, 17 anos.  Ela vê o programa como uma oportunidade pra vida toda, pois tem seu primeiro contato com o mercado de trabalho.

“Também permite que a gente se aperfeiçoe pra ele, por meio do curso que proporciona muitos aprendizados e nos deixa preparado para as situações que vamos encontrar dentro de uma empresa. Fazer o Jovem Aprendiz está sendo uma experiência maravilhosa. Tudo que estamos aprendendo no curso não vamos usar apenas na vida profissional, mas na vida pessoal também e isso é um crescimento e um aprendizado gigante pra todos nós que estamos fazendo o Jovem Aprendiz”, conclui ela.

Todos ganham

Para o jovem aprendiz, receber formação concomitante às atividades práticas na empresa contribuem para a sua entrada no mercado de trabalho. É a oportunidade de complementar a sua formação básica com uma formação profissional. Além disso, o jovem aprende a desenvolver habilidades requisitadas pelo mercado, como proatividade, ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho. 

Para a empresa, é uma maneira de formar mão de obra qualificada, não apenas tecnicamente, mas também em relação à sua cultura organizacional, criando oportunidades para efetivar os aprendizes ao fim da formação. Quanto mais empresas aderirem ao Jovem Aprendiz, mais pessoas qualificadas estarão aptas para contratação em um cenário econômico em constante desenvolvimento.

Quem a sua empresa pode contratar como Jovem Aprendiz?

- Jovens de 14 a 24 anos

- Pessoas com deficiência sem limite de idade

Como acontecem as atividades?

A formação técnico-profissional deve ser constituída por atividades teóricas e práticas, que ocorrem de forma concomitante. Assim, parte da carga horária semanal é realizada na empresa e parte na Univates.

As atividades são organizadas em tarefas de complexidade progressiva, em programa correlato às atividades desenvolvidas nas empresas contratantes. O objetivo é proporcionar ao aprendiz uma formação profissional básica.

Empresas com atividades e funções perigosas podem contratar Jovem Aprendiz?

Sim, essas empresas também precisam preencher a cota de contratação de aprendizes.

O Jovem Aprendiz exerce atividade remunerada?

Sim, a lei garante ao aprendiz o direito ao salário-mínimo-hora, devendo ser consideradas para pagamento a carga horária de atividades práticas exercidas na empresa e as horas de atividades teóricas. O aprendiz também tem direito a vale-transporte, FGTS e salário desemprego, caso seja desligado antes da finalização das atividades formativas.

Quais os cursos oferecidos na Univates pelo Jovem Aprendiz?

Assistente Administrativo

Capacita o aprendiz para atuar em atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, administração e finanças, desenvolvendo competências para tratar, preencher e arquivar relatórios, formulários, planilhas e sistemas de controle de documentos, atender clientes e fornecedores e executar rotinas do setor de recursos humanos e de finanças.

Operador de Sistemas de Computador

Capacita o aprendiz a executar atualizações de softwares, reparos nos equipamentos existentes, manutenção do registro de controle sobre equipamentos e softwares, além de proporcionar conhecimento para instalação de antivírus e eliminação de vírus de computadores.

Mecânico de Manutenção de Máquinas

Capacita o aprendiz a realizar a manutenção de componentes, equipamentos e máquinas industriais, planejar atividades de manutenção e avaliar condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas e equipamentos. Também oportuniza conhecer e distinguir os tipos de indústria e suas formas de organização e incorporar boas práticas profissionais e de segurança do trabalho.

Por que escolher o Programa Jovem Aprendiz Univates?

Ana Amélia Ritt

 

- ambiente universitário e toda a infraestrutura que a Instituição oferece;

- professores com qualificação acadêmica e experiência profissional;

- estrutura completa, com biblioteca e laboratórios com tecnologia de ponta;

- sintonia entre a formação profissional e as demandas atuais do mercado de trabalho;

- desenvolvimento de habilidades socioemocionais;

- desenvolvimento de valores de cidadania e responsabilidade socioambiental

Quem regula os programas de aprendizagem?

A aprendizagem é regulada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e passou por um processo de modernização com a promulgação das Leis nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Desta forma, as atividades são reguladas e fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho.

Para saber mais

Informações sobre o Jovem Aprendiz na Univates podem ser obtidas com o Centro de Educação Profissional, pelo e-mail cep@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025.