Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

SMB Engenharia e Topografia-Acervo AAMoinhos

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates convida população de Ilópolis a participar de pesquisa

Postado as 12/02/2021 11:21:01

Por Lucas George Wendt

O curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura (EMAU), desenvolve ações de ensino, extensão e pesquisa em parceria com municípios do Vale do Taquari e regiões do entorno. 

Em Ilópolis, uma parceria de longa data se instituiu com a Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari (AAMoinhos). O projeto da Universidade com a comunidade local tem como objetivo a preservação do patrimônio cultural. 

Acervo EMAU

A ação mais recente, e ainda em desenvolvimento, é um estudo que deve gerar um documento, intitulado “Paisagem cultural: uma abordagem do Lago Verde de Ilópolis”. A comunidade de Ilópolis é convidada a participar da pesquisa e contribuir com o grupo respondendo a um formulário que tem como intenção colher a percepção dos moradores da cidade e municípios do entorno sobre a paisagem cultural. O formulário está disponível neste link http://bit.ly/pesquisa-univates-aamoinhos.  

O estudo da Univates vai reunir o histórico do Lago Verde, os conceitos sobre paisagem cultural e a importância em relação ao entorno construído e meio ambiente, contemplando a análise do levantamento topográfico e fotográfico realizado pela AAMoinhos em parceria com o município.

Parceria em Ilópolis 

A colaboração da Univates envolvendo diversas atividades em conjunto com arquitetos e urbanistas e com o setor público na cidade é ampla. Um dos projetos já realizados é o do roteiro cultural Caminho dos Moinhos, também com a AAMoinhos. Entre os anos de 2019 e 2020, grupos de ação do EMAU desenvolveram estudos sobre dois casarões históricos - remanescentes do tradicional chalé alpino -, importantes exemplares para a preservação da memória cultural em Ilópolis. 

O grupo envolvido no projeto é formado pela professora doutora Jamile Weizenmann, também coordenadora do EMAU; pelo professor doutor Jauri dos Santos Sá, coordenador do projeto de Extensão Patrimônio Vivo; pela colaboradora do EMAU, Bruna Zanoni Ruthner; por estudantes voluntários e por representantes da AAMoinhos. A iniciativa também contempla docentes de outras áreas de ensino que, ao longo da evolução dos estudos, serão colaboradores somando conhecimentos específicos ao projeto. 

SMB Engenharia e Topografia-Acervo AAMoinhos