Univates realiza Mestrado interinstitucional no Mato Grosso do Sul

Postado as 18/02/2021 10:18:17

Por Vinicius Mallmann

Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Faculdade Novoeste, da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, recebe inscrições para o preenchimento de 20 vagas no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). As aulas serão realizadas na cidade sul-mato-grossense por meio da modalidade de Mestrado Interinstitucional (Minter). As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de fevereiro, no site univates.br/ppgad/processo-seletivo.

Para participar da seleção, o interessado deve ser graduado em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação dos candidatos será realizada por meio de análise do Curriculum Vitae e de pré-projeto de dissertação, além de entrevista. O edital completo pode ser conferido no site univates.br/institucional/editais. A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 16 de março, e as aulas se iniciam no dia 5 de abril.

Elise Bozzetto

De acordo com a coordenadora do programa, professora Neli Teresinha Galarce Machado, a possibilidade de oferecer o Minter reforça a qualidade do programa da Univates. “A oportunidade de ter o convênio aprovado com a Novoeste  é uma excelente forma de divulgar um programa da área das ciências ambientais, além de promover a difusão e popularização do conhecimento científico com fim de formar profissionais qualificados. Além disso, reforça a qualidade do nosso programa, que é altamente qualificado com avaliação 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes)”, salienta.

Saiba como funciona o Minter

Os professores do Minter serão os mesmos que realizam atividades na Univates, o que garante que a qualidade do PPG estará assegurada. Eles se deslocarão para a Faculdade Novoeste para ministrar as disciplinas, cuja carga horária será concentrada na primeira semana de cada mês, de abril de 2021 a abril de 2022. Nas semanas seguintes às aulas, os mestrandos irão realizar as atividades das disciplinas e, paralelamente, trabalhar em suas pesquisas e dissertações.

Conheça o PPGAD

O programa objetiva difundir os conceitos e aplicar as técnicas necessárias para a interação sustentável com o ambiente, aplicar metodologias e desenvolver tecnologias que possibilitem diminuir o impacto ambiental de atividades antrópicas. Outro propósito é formar profissionais capazes de avaliar, diagnosticar e propor soluções para problemas ambientais, além de criar e disponibilizar uma rede de conhecimentos que possa ser utilizada pelos diferentes agentes sociais. Na Univates, o PPGAD possui três linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente; Espaço e Problemas Socioambientais e Ecologia.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgad@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5616.