Experiências pessoais contribuem para escolha da formação profissional

Postado as 18/02/2021 15:42:03

Por Vinicius Mallmann

Quando vejo alguém enfermo, penso que pode ser a minha mãe e sinto que preciso ajudar
Cauê do Nascimento Martins

Essa foi a motivação que fez com que Cauê do Nascimento Martins, 16 anos, ingressasse no curso Técnico em Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Morador de Fazenda Vilanova, o jovem acompanha sua mãe em procedimentos clínicos desde os seus 13 anos, e a partir disso, percebeu que a área da saúde poderia ser uma oportunidade de conciliar seu desejo de ajudar as pessoas a uma atividade profissional.

Vinicius Mallmann

Cursando o terceiro ano do Ensino Médio, Cauê conta que as complicações de saúde da sua mãe, Teresa Rosane Tasso do Nascimento, começaram repentinamente “Tudo começou em 2018, e foi tudo muito rápido. Minha mãe teve rompimento da apêndice, que acarretou em um longo período de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, conta o jovem.

Depois de diversos procedimentos cirúrgicos, o estado de saúde de Teresa começou a apresentar uma melhora gradativa, e após meses de recuperação, recebeu alta do hospital. “Quando recebi alta do hospital, o Cauê passou a virar o meu enfermeiro particular. Ele conversou com profissionais e aprendeu a fazer curativos e também me auxiliava no banho. Como meu quadro ainda era muito delicado, pois a qualquer momento a infecção poderia voltar, tudo devia ser feito com o máximo cuidado”, conta a mãe.

Paixão pela saúde

Já com o estado de saúde da sua mãe estável, Cauê, que estava realizando um curso na área de secretariado, decidiu mudar os rumos da sua vida e ingressar na área da saúde. O principal incentivo foram os momentos em que sentia estar fazendo a diferença. “Pretendo iniciar como enfermeiro e depois de um tempo iniciar um curso de medicina. Quando vejo alguém enfermo, penso que pode ser minha mãe e sinto que preciso ajudar”, relata o estudante.

Cauê destaca a possibilidade de ingressar em uma capacitação técnica estando ainda no Ensino Médio. Para o jovem, isso possibilita, além de uma melhor capacitação profissional, a oportunidade de ter certeza pela área que deseja seguir. Em seu primeiro contato com a Univates, o agora estudante da Instituição, destaca o encantamento pela estrutura e o acolhimento por parte das pessoas da Instituição. “É tudo muito bonito, a estrutura é incrível e as pessoas são muito atenciosas. Espero me desenvolver muito como pessoa e profissional aqui”, finaliza o estudante.

Cursos técnicos recebem inscrições

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos da Univates. Para o ingresso neste semestre, a Instituição está oferecendo desconto de mais de 20% para novos estudantes dos seus. A redução é válida para as mensalidades dos três primeiros meses. Além disso, ainda é oferecido desconto para pagamento até o vencimento do boleto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 99626-2043.

A Instituição oferece, no campus de Lajeado, 22 opções de cursos nas mais variadas áreas do conhecimento. No Polo de Carlos Barbosa são oferecidos os cursos Técnicos em Administração e em Segurança do Trabalho. Já em Veranópolis são realizados os cursos Técnicos em Edificações e em Segurança do Trabalho.

Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.