Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Entenda como funcionam as aulas virtualizadas na Univates

Postado as 19/02/2021 15:43:14

Por Vinicius Mallmann

Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates iniciou o semestre dos cursos de graduação e técnicos com aulas teóricas virtualizadas e aulas práticas em formato presencial. A decisão foi tomada como medida de prevenção à transmissão da Covid-19. Essas aulas serão realizadas com auxílio de plataformas digitais, com acompanhamento integral dos professores, que estarão disponíveis aos estudantes durante todo o período da aula. 

 

A projeção é de que a partir de março, as atividades voltem a ocorrer de forma presencial, com um escalonamento. As datas em que haverá aula presencial serão agendadas pelos professores junto às turmas. A Instituição, ainda, adotará a transmissão simultânea das aulas. Confira abaixo como ocorrem as aulas virtualizadas:

Horário das aulas

O horário das aulas virtualizadas é igual ao da aula presencial: de manhã das 8h10min às 11h40min, à tarde das 13h30min às 17h e à noite das 19h às 22h30min. Os professores apresentarão os critérios para o registro de presença, que podem ser postagem de exercícios, participação on-line em chat, entre outros. Já para o curso de Medicina, que já tem um horário diferenciado, não haverá alteração. Todas as atividades são presenciais, e continuam sendo realizadas das 8h às 12h15min; das 13h15min às 17h30min; e das 18h30min às 22h45min. 

 

Plataformas e aplicativos que auxiliam o trabalho em grupo

Durante as aulas, os professores utilizarão as plataformas digitais que já estão em uso desde o semestre passado, podendo ser o Google Classroom ou o Ambiente Virtual da Univates. Além disso, alguns aplicativos do Google podem auxiliar nos trabalhos em grupo e no andamento das aulas: 

 

Google Classroom: a sala de aula do Google. Cada turma tem uma sala virtual com acesso a materiais postados pelo professor, mural para troca de mensagens e espaço para a publicação de atividades;

 

Google Drive: os arquivos ficam salvos na nuvem, de maneira que você pode acessá-los pelo computador ou smartphone. Com os arquivos no Drive, você não precisa do HD do seu computador físico. Além disso, os arquivos podem ser compartilhados, de forma que cada pessoa em sua casa pode acessá-los e editá-los;

 

 

Google Docs, Planilha e Apresentação: são os aplicativos do Google para criar documentos de texto, planilhas e apresentações. Eles também podem ser compartilhados e cada pessoa pode editá-los, simultaneamente, de onde estiver. No Google Meet ainda há recursos para projetar slides de maneira simultânea, participar de chat e fórum.