Univates EAD lança novo componente curricular voltado à ambientação dos novos alunos da modalidade

Postado as 02/03/2021 17:08:09

Por Leonardo Seibel (Marketing e Comunicação)

Divulgação

Para auxiliar os novos estudantes, a Univates EAD disponibiliza um componente curricular, intitulado Ambientação EAD. O serviço está disponível para os estudantes que estão ingressando na graduação à distância no primeiro trimestre deste ano, e reúne diversos conteúdos que facilitarão o acesso às plataformas de ensino da modalidade.

Este componente tem o objetivo de apresentar  a metodologia e a estrutura do ensino à distância da Univates e o papel do estudante nesse contexto, demonstrar os recursos disponíveis no ambiente Univates Virtual, entender a organização do ambiente virtual da Instituição, conhecer o acervo digital da Biblioteca e os recursos acadêmicos, além do funcionamento das ferramentas da Google for Education.

Os ingressantes da graduação EAD são inscritos automaticamente após a efetivação de sua matrícula, e a Ambientação EAD ocorre por meio do Univates Virtual. O componente é dividido em cinco unidades temáticas: "O que você precisa saber para iniciar seus estudos?", que engloba a metodologia da educação à distância, as formas de ocorrência das videoconferências, a organização das notas e os principais canais para esclarecimento de dúvidas; "Estrutura do curso EAD", que aborda a oferta dos módulos, rematrículas, atividades complementares, estágios e Trabalhos de Conclusão de Curso; "Ambiente Virtual de Aprendizagem", que apresenta o Univates Virtual, as ferramentas Google for Education e a forma de apresentação dos componentes no AVA; "Recursos acadêmicos", que traz informações importantes sobre as funções do Universo Univates, sobre a Biblioteca Univates e a redação de trabalhos acadêmicos; por fim, a unidade "Dicas de como se organizar e estudar à distância" apresenta algumas metodologias de estudo e dicas de organização para facilitar os momentos de aprendizagem.

Ao integralizar o componente, os participantes receberão um certificado que poderá ser validado como atividade complementar.

“Acredito que este componente veio para facilitar a compreensão dos estudantes quanto aos cursos de graduação EAD da instituição. Ele responde as principais dúvidas de um ingressante, o que, de certo modo, pode tranquilizá-los sobre sua jornada acadêmica”, afirma Aline Jéssica Antunes, designer educacional do Univates EAD. “É gratificante saber que esse componente conseguiu dar conta de apresentar toda a complexidade da graduação à distância de forma prática e sucinta. Creio que isso só foi possível pelo envolvimento de tantas pessoas em sua criação e desenvolvimento”, completa Aline.