Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Na Univates, ciência para a produção orgânica de alimentos

Postado as 03/03/2021 14:17:29

Por Redação Univates

O Laboratório de Acarologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates exerce atividades que dão suporte científico à produção limpa e orgânica no sul do Brasil, especialmente no uso aplicado de organismos vivos para controle biológico de pragas. Essa é uma das formas de evitar o uso de agrotóxicos. 

Os estudantes de graduação e pós-graduação associados ao laboratório descrevem novas espécies de ácaros e os estudam para conhecer a ecologia. Com a descrição anota-se para a comunidade científica a existência dos organismos e com o estudo da ecologia entende-se qual a função dele no ambiente e como poderia ser utilizado pela espécie humana para resolver problemas muitas vezes criados por nós mesmos no ambiente.

“As universidades modernas têm na produção de conhecimento uma das atividades que pode ser utilizada pelas cadeias produtivas, respondendo demandas de conhecimento para a tomada de decisão mais apropriada no campo ou no sistema produtivo”, explica o professor Noeli Juarez Ferla. 

Ana Amélia Ritt

Produção limpa

Uma das áreas com carência de informações, tecnologia e conhecimento prático é a produção limpa de alimentos com a utilização ou manipulação positiva dos recursos naturais que estão à disposição. 

“Estes recursos naturais são abundantes em nosso ambiente e podem ser utilizados para resolver problemas enfrentados pelos produtores. Estamos numa região do planeta em que há a maior biodiversidade à disposição, isto é, organismos que podem nos ajudar a resolver problemas na produção de alimentos”, diz Ferla. 

O professor acredita que as universidades devam, com estudos, subsidiar a tomada de decisão com informações, tecnologia e conhecimento aplicado - ou não. “A diversidade e riqueza dos ácaros predadores, por exemplo, é grande, estando eles no ambiente natural e nos agroecossistemas, isto é, em locais onde são realizadas atividades de produção de alimentos pelos agricultores”, explica o professor. 

Nestes locais eles controlam as pragas e reestabelecem o equilíbrio natural daquele ambiente. A pesquisa do professor está ligada à capacidade de criar estes inimigos naturais de pragas no laboratório e depois utilizá-los no campo de forma aplicada quando as pragas aparecem. 

Assim, com esta tecnologia desenvolvida no Laboratório de Acarologia da Univates é possível subsidiar os produtores que querem produzir de forma limpa organicamente.

Então, se você consumiu morango orgânico proveniente de produtores orgânicos ou ecológicos do Vale do Taquari é possivelmente um beneficiado pela pesquisa realizada na Univates. Além do trabalho com morangos, o laboratório continua pesquisado em outras frentes, em outras cadeias produtivas como a da videira, da maçã. 

Inscrições PPGSAS

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe, até o dia 17 de março de 2021, inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentáveis (PPGSAS). A seleção ocorre para 15 vagas e o início das aulas será no mês de abril. As inscrições podem ser realizadas no site www.univates.br/ppgsas/processo, no valor de R$ 100,00.

Univates realiza evento nacional sobre acarologia

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realizará, entre os dias 8 e 12 de março, o 1º Workshop de Biologia Molecular de Ácaros do Brasil. O evento, que acontece de forma totalmente on-line, terá como finalidade consolidar e expandir a área de estudos em biologia molecular de ácaros no Brasil, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados na área e pesquisadores que estão iniciando seus estudos. As inscrições para ouvintes e participantes são totalmente gratuitas e podem ser feitas no site univates.br/sistemas/inscricoes