Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Laboratório Univates e Centro Clínico integram serviços oferecidos pelo Saúde Univates

Postado as 15/03/2021 10:31:27

Por Nicole Morás

O mês de março marca duas datas importantes para o Saúde Univates: o primeiro ano de atividades do Laboratório Univates (LAC) para a comunidade e os cinco anos de atividades do Centro Clínico Univates. Os serviços integram os serviços oferecidos pelo Saúde Univates à comunidade. Conforme o diretor do Saúde Univates, professor Jairo Hoerlle, ambos serviços contribuem para a Saúde do Vale do Taquari, uma vez que oferecem infraestrutura diferenciada à população.

Bruna Laís Alves

Desde 2016, boa parte das consultas podem ser realizadas na própria região e com mais agilidade. Da mesma forma, com o Laboratório Univates, a comunidade tem acesso a um atendimento diferenciado
Diretor do Saúde Univates, professor Jairo Hoerlle

Conforme a coordenadora do Laboratório Univates, Thalita Grün, o LAC foi criado em 2011 para atender às demandas de ensino e de pesquisa dos cursos da área da saúde da Instituição. Em 2016, como serviço, começaram a ser realizados exames de pacientes encaminhados ao Centro Clínico Univates. Em março de 2020, com sua estrutura reformada e ampliada, os serviços do laboratório foram disponibilizados para toda a comunidade. No último ano, foram realizados cerca de 100 mil exames particulares ou por meio de convênios.

Elise Bozzetto

 

“Estão disponíveis mais de 450 tipos de exames nas áreas de microbiologia, micologia, hematologia, parasitologia, urinálise, bioquímica e imunologia.”, afirma ela.

Com a pandemia, o LAC foi pioneiro na região em realizar exames de Covid, contribuindo para a diminuição do tempo de diagnóstico e suporte aos serviços de saúde do Vale do Taquari, especialmente no primeiro mês de epidemia em março de 2020. Thalita analisa que isso só foi possível em função da tecnologia de ponta disponível e por haver profissionais capacitados. Do total de exames realizados entre março de 2020 e março de 2021, um terço dos atendimentos, ou 33.558 exames, foram relacionados ao Covid.

Centro Clínico comemora 5 anos

Em 1º de março de 2016 iniciaram as atividades do Centro Clínico Univates, onde são realizados atendimentos de 16 especialidades médicas. A coordenadora do Centro Clínico, Marcele Brandelli, explica que o espaço foi implantado de acordo com o avanço da grade curricular do curso de Medicina da Univates.

Divulgação

 

“Todas as consultas ocorrem no período de aulas do curso de Medicina, portanto, são acompanhadas por alunos do curso e por professores médicos. Isso proporciona que a comunidade tenha acesso a especialistas aqui mesmo na região, dando suporte à atenção básica em saúde e auxiliando na diminuição da necessidade de internações hospitalares, além de ser fundamental na formação dos futuros médicos diplomados pela Univates”, afirma.

Nos 5 anos de atividades, foram realizadas mais de 28 mil consultas médicas especializadas. Além das consultas, são realizados: ECG de Repouso; Ecocardiografia; Eletroencefalograma; Endoscopia Digestiva; Espirometria; Holter; MAPA; Raio-X; Ultrassonografia Geral; e pequenos procedimentos.

Saiba mais

Nicole Morás

LAC - Laboratório Univates

O Laboratório de Análises Clínicas Univates está localizado no Prédio 16 e conta com serviços nas áreas de microbiologia, micologia, hematologia, parasitologia, urinálise, bioquímica e imunologia. Através do apoio ao diagnóstico, o laboratório busca o fortalecimento do elo entre a classe clínica e os pacientes por meio da realização de exames voltados à atenção básica à saúde, à prevenção de doenças e o apoio a tratamentos médicos. 

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 6h30min às 18h30min, sem fechar ao meio-dia, e sábados das 7h às 12h.Os agendamentos podem ser realizados em saudeunivates.br ou pelo telefone e WhatsApp 51 3714-7041.

Centro Clínico Univates

O Centro Clínico Univates conta atualmente com 16 especialidades, sendo elas: Cardiologia, hematologia, pneumologia, nefrologia, alergia e imunologia, geriatria, neurologia, neuropediatria, endocrinologia, otorrinolaringologia, infectologia, dermatologia, reumatologia, gastroenterologia, oftalmologia e psiquiatria. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30min. Os agendamentos ocorrem por meio da Secretaria de Saúde dos municípios para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail agendamento@univates.br ou pelo telefone 51 3714-7052.

Mais informações sobre o Saúde Univates estão disponíveis nas redes sociais: Facebook e pelo Instagram @saude.univates.