Divulgação/Unsplash

Pesquisa da Univates constata que sistema de cultivo influencia na composição de nutrientes das hortaliças

Postado as 17/03/2021 13:42:01

Por Lucas George Wendt

A alface e a rúcula são hortaliças que proporcionam diversos benefícios à saúde, representando as hortaliças folhosas mais produzidas e consumidas no Brasil. Além de ser uma fonte rica em minerais, elas também apresentam uma elevada concentração de nitrato proveniente da absorção de nitrogênio do solo, o que associado aos demais nutrientes, em especial os antioxidantes, desenvolve significativo fator de proteção cardiovascular.

Em uma pesquisa realizada na Universidade do Vale do Taquari - Univates, a diplomada do curso de Nutrição, Carolina Kraemer, sob orientação da professora Fernanda Scherer Adami, buscou avaliar os teores de nitrato, nitrito, potássio, sódio e cálcio de alface e rúcula cultivadas nos sistemas orgânico, hidropônico e convencional, a fim de descobrir a diferença de valores presentes nas três formas de cultivo. “O aporte adequado de potássio em conjunto com o cálcio, e controle da ingestão de sódio, são critérios que auxiliam na manutenção da pressão arterial e reduzem riscos cardiovasculares, principal causa de óbitos no mundo. Além dos minerais presentes nas hortaliças, a elevada concentração de nitrato proveniente da absorção de nitrogênio do solo, associado aos demais nutrientes, em especial aos antioxidantes, desenvolve significativo fator de proteção cardiovascular”, destaca a estudante.

Para realizar o estudo, que foi publicado na Revista UNINGÁ Review, Carolina realizou uma abordagem quantitativa, desenvolvida com 18 amostras de hortaliças independentes em cada estilo de cultivo, sendo nove de alface tipo crespa e outras nove amostras de rúcula.

Resultados

No estudo, Carolina identificou que as hortaliças obtidas do sistema hidropônico apresentaram médias de nitrato superiores às orgânicas e convencionais. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO), o consumo de nitrato recomendado para um adulto de 60 kg de peso corporal, equivale a uma ingestão aceitável de até 222 miligramas (mg) por dia.

Considerando os resultados das amostras de hortaliças analisadas e a recomendação da ingestão diária de nitrato, sugere-se consumir o equivalente a aproximadamente 10 folhas de alface hidropônica por dia, 15 de convencional ou 26 folhas da orgânica. Em relação ao consumo da rúcula analisada, é indicado o consumo diário de até 35,5 g do vegetal hidropônico, 47,91 g do convencional e 69,48 g de orgânico, esta quantidade diária mencionada é suficiente para conferir os benefícios provenientes do consumo de nitrato, sem que este cause prejuízos para a saúde.

Divulgação/Carolina Kraemer

Os resultados também demonstraram que a única amostra que apresentou nitrito na composição foi a rúcula orgânica, com 3,52 mg/kg. A quantidade encontrada está de acordo com a recomendação diária máxima de nitrito pela FAO, que não deve ultrapassar 3,6 mg/dia.

No cultivo orgânico, tanto a rúcula, quanto o alface apresentaram maiores médias de potássio. Conforme recomendação do Institute of Medicine (IOM), dos Estados Unidos, a ingestão de potássio para adultos de ambos os gêneros é de 4,7 g/dia, sendo que os vegetais são boas fontes de potássio e com baixa quantidade de sódio, sua ingestão adequada oferece inúmeros benefícios à saúde, tais como: controle da pressão arterial, redução da mortalidade por acidente vascular cerebral e diminuição de doenças cardíacas.

Em valores de sódio, a alface e rúcula orgânicas foram as que obtiveram as maiores concentrações do mineral, com 4,67 mg e 3,02 mg, respectivamente. Mesmo assim, a quantidade é muito inferior ao que é recomendado pelo Consumo Dietético de Referência - Dietary reference intakes (DRIs) -, 1,5 g/dia, não prejudicando a saúde humana.

Com estes dados, Carolina concluiu que o consumo de hortaliças está relacionado ao controle da relação sódio/potássio, uma vez que, o sódio está presente em maior quantidade no sal de cozinha, condimentos, além de estar disponível em grande parte dos alimentos industrializados, processados e ultraprocessados. O potássio é mais abundante em frutas e hortaliças, portanto diminuindo o consumo de ultraprocessados e aumentando o de frutas e hortaliças é possível melhorar o equilíbrio da alimentação.

No estudo ainda foi possível identificar que a rúcula orgânica e a hidropônica apresentaram as maiores médias de cálcio, já a alface demonstrou médias superiores nas amostras obtidas do cultivo convencional. A recomendação do consumo de cálcio varia conforme a idade, sendo atualmente preconizado 1000mg por dia para pessoas com idade entre 31 e 50 anos e 1200 mg para mulheres a partir de 51 anos e homens a partir de 70 anos de idade, de acordo com as DRIs. Considerando uma pessoa com necessidade diária de 1000 mg de cálcio/dia, seria necessário ingerir 747,66 g de rúcula orgânica para suprir a necessidade diária desse micronutriente, devendo as hortaliças serem estimulados como complementos aos alimentos fontes de cálcio.

Para a estudante, os resultados encontrados em sua pesquisa sugerem que o sistema de cultivo influencia na composição centesimal das hortaliças em função da aplicação de diferentes adubos. “Além disso é muito importante orientar os consumidores quanto à ingestão de hortaliças folhosas, uma vez que são boas fontes de cálcio, sódio e potássio e nitrato, que atuam na prevenção de doenças e são benéficos ao metabolismo humano”, destaca a estudante.

De acordo com a orientadora, estudar os alimentos que consumimos e identificar seus benefícios é fundamental na Nutrição. “Não basta nos preocuparmos com a composição nutricional dos alimentos, é necessário verificar sua segurança também, então entendo que este trabalho nos guia para orientações alimentares e nutricionais mais seguras em relação ao tipo de cultivo de cada hortaliça”, destaca.

Logo ods-3