Programas Pibid e Residência Pedagógica realizam seminário

Postado as 19/03/2021 18:50:48

Por Redação

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Univates/Capes) e o Programa de Residência Pedagógica (RP/Univates/Capes), em parceria com os cursos de Licenciatura, promoveram o Seminário dos Estágios/Pibid/Residência Pedagógica da Univates nos dias 12 e 13 de março.

O evento se configurou também como aula inaugural dos cursos de Licenciatura presencial e EaD da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O seminário teve por objetivo fomentar o diálogo entre os estudantes dos cursos de licenciatura, os professores das escolas parceiras e a Univates, contando com a participação também de outros professores e pesquisadores.

O evento foi um espaço de trocas de experiências e partilha de conhecimentos desenvolvidos desde o segundo semestre do ano de 2020, quando os programas iniciaram as atividades nesta edição. As práticas pedagógicas dos estágios curriculares e as práticas de regência e ambientação preconizadas pelos programas aconteceram prioritariamente à distância já que foi este o cenário possível diante da vigência da Pandemia de Covid-19 que acomete o mundo há um ano.

Confira a programação:

Na noite do dia 12 de março a palestra “Novo professor ou professor novo? Implicações da Inovação para a Escola” proferida pela professora doutora Antônia Regina Gomes Neves  provocou os licenciandos, professores das escolas parceiras e as equipes dos programas a refletir sobre os desafios contemporâneos da escola diante das demandas mutantes da sociedade do século XXI.

A programação seguiu no sábado pela manhã, 13, com apresentação das experiências de estágios, das práticas da Residência Pedagógica e dos relatos dos primeiros contatos com as escolas no âmbito do Pibid. Foram apresentados 75  trabalhos divididos em 12 salas virtuais.

Também ocorreram os Seminários Integradores que reúnem as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura EaD. Paralelamente às temáticas desenvolvidas nos seminários específicos de cada curso ocorreu um Cine Debate. As reflexões foram motivadas pelo texto fílmico “Quando Sinto que Já Sei” (Vekante Educação e Cultura). Na obra, de produção coletiva, educadores percorrem o Brasil documentando práticas pedagógicas inovadoras baseadas no protagonismo dos estudantes a partir de experiências pedagógicas assentadas nos problemas do cotidiano de cada contexto no qual a instituição educacional está inserida.