Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Revistas científicas da Univates somam mais de 1 milhão de visualizações na Internet

Postado as 31/03/2021 09:10:42

Por Lucas George Wendt

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores - o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, o que só é possível se as informações científicas circularem. 

A Universidade do Vale do Taquari - Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores, pesquisadores, tanto da Univates, quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. Os periódicos “Estudo & Debate”,  “Signos” e “Destaques Acadêmicos” ainda são publicados. Um outro, o “Caderno Pedagógico”, encerrou as suas atividades em 2017, vinte anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações passou a ser implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média diária de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial aqueles falantes de Português. 

Divulgação

Capturas de tela do ClusterMap, origem da informação sobre os acessos

Captura de tela do ClusterMap, origem da informação sobre os acessos

Números

Estudo & Debate = 296.546 visualizações 

Signos = 159.633 visualizações 

Destaques Acadêmicos = 535.990 visualizações 

Caderno Pedagógico = 264.010 visualizações 

Total: 1.256.179 visualizações

Os números demonstram a relevância da produção acadêmica da Univates, que é fonte de conhecimento para pesquisadores e serve de espaço para a divulgação de estudos realizados no Vale do Taquari. 

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor doutor Carlos Candido da Silva Cyrne, os periódicos possibilitam que a Univates atenda parte de sua missão nos aspectos de mediação e difusão do conhecimento. “As revistas permitem que o conhecimento produzido na instituição alcance a diferentes integrantes da sociedade, não só os cientistas e, sendo assim, constituem-se em importante mecanismo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca.

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser alçados por usuários da Internet que procuram por conteúdo científico em buscadores como, por exemplo, o Google Acadêmico, o Sumários de Revistas Brasileiras - Sumários.org e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto - Oasisbr

Publicação online

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite a realização do gerenciamento da submissão do material científico para a publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, deve ser feita sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar podem ser solicitados ajustes e explicações - e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados. 

Conheça as revistas

Estudo & Debate

A revista Estudo & Debate divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos relacionados às áreas de planejamento e gestão. Aborda temáticas relacionadas a administração, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento regional, engenharias, educação - política, social e econômica -, e empreendedorismo. A primeira edição é de 1994, em 2010 passou a ser publicada eletronicamente. 

Signos

A Signos mantém publicações semestrais com o foco no Ensino nas diversas áreas do conhecimento. A primeira edição é de 1975. É editada em formato eletrônico desde 2009. Ela recebe submissão de artigos nacionais e internacionais. A revista tem por escopo a divulgação de investigações e experiências. 

Destaques Acadêmicos 

Trimestral, a Destaques Acadêmicos, tem por objetivo divulgar pesquisas e trabalhos de docentes e discentes da Univates. Ela apresenta artigos, resenhas e comunicações científicas vinculados à temática da cada edição. O primeiro número foi publicado em 2009. 

Caderno Pedagógico 

Descontinuada, a Caderno Pedagógico foi uma publicação da Univates lançada em 1997 que tinha por objetivo divulgar conhecimento gerado sobre educação em saúde, prevenção e tratamento, biomedicina, entre outros. Os estudos apresentados envolviam práticas e reflexões teóricas e metodológicas de pesquisadores, docentes e discentes. O último volume foi publicado em 2017.

Logo ods-4