Renata Leal

Projeto de Extensão Interarte apoia ação das Bandeiras de Oração no período de Páscoa

Postado as 01/04/2021 18:39:18

Por Redação

Em período de Páscoa e em pandemia, o Projeto de Extensão Interarte promove vídeo com depoimentos de crianças para os profissionais da área da saúde. Esse vídeo foi encaminhado durante o feriado da semana Santa, utilizando como meio as redes sociais do WhatsApp.

A ação solidária teve início a partir do projeto das bandeiras de oração, realizado pelas mães do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM. O Projeto de Extensão Interarte apoiou e se engajou na proposta de confecção de bandeiras de oração que foram penduradas nos ambientes externos do Hospital Bruno Born em Lajeado. Essas bandeiras têm como objetivo acalentar os corações dos profissionais de saúde.

Renata Leal

A participação do projeto na confecção das bandeiras, segundo a coordenadora Simone Heineck Tavares, se deu na orientação de como confeccionar a bandeira. Foi desenvolvido um material para dar direcionamento, explicando desde a origem das bandeiras tibetanas, tamanhos e diferentes materiais. Além disso, foi explicada as possibilidades de colagens, desenhos, frases, símbolos ou palavras que poderiam ser utilizadas para agradecer aos profissionais da área da saúde que estão à frente da pandemia.

Essas bandeiras foram penduradas durante o mês de março. Após a atividade desenvolvida com a Escola Madre Bárbara, várias outras escolas se engajaram nesta ação social.

De origem Tibetana, as bandeiras de oração são colocadas no exterior das casas, religiosos, com o intuito de promover a paz, a sabedoria e a força. As orações são sopradas pelo vento, espalhando a boa vontade e a compaixão nos ambientes que a rodeiam. Quando o vento passa pelas bandeiras o ar é purificado e santificado.