Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Aula inaugural do curso de Enfermagem da Univates discute atuação da área em tempos de crise

Postado as 06/04/2021 09:51:51

Por Lucas George Wendt

O bacharelado em Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates programa para o dia 13 de abril, a partir das 19h, uma palestra virtual sobre a  liderança e protagonismo da área em tempos de crise. As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.univates.br/eventos

O campo da Enfermagem, com suas diferentes áreas de atuação, se coloca como uma das áreas importantes para a superação da pandemia. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estima que atuem, no Brasil, cerca de 2,4 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes. No Rio Grande do Sul são cerca de 133 mil profissionais. O convidado é o professor e enfermeiro intensivista Marcos Paulo Schlinz, profissional com ampla atuação na área da Enfermagem. Schlinz atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Paula Michele Lohmann, revela que o evento tem como objetivo, além de reunir os estudantes e professores do curso de Enfermagem e demais interessados na temática abordada, discutir o papel do enfermeiro e sua participação ativa - e proativa - diante do cenário da pandemia, debatendo o contexto da saúde pública e o exercício das competências do enfermeiro, tanto em sua formação quanto ao longo de sua prática profissional. 

“É fato que a atuação da enfermagem foi e tem sido essencial para a (re)organização hospitalar e das unidades básicas de saúde, visando a dinâmica laboral dos envolvidos bem como, incorporando as recomendações oficiais de enfrentamento à Covid-19 na prática diária. A enfermagem se mostrou protagonista e evidenciou a partir da sua prática as competências gerais da sua profissão”, diz ela. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou pelo e-mail eventos@univates.br. 

Divulgação

Marcos Paulo Schlinz

Marcos Paulo Schlinz é enfermeiro intensivista; titulado em Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI)/Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB); sócio-diretor do Schlinz Consultorias e Capacitações (SCC); membro da diretoria da ABENTI; membro do Departamento de Enfermagem da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI); membro da Câmara Técnica Científica do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG); diretor e instrutor do Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e do Basic Life Support (BLS) na SOMITI pela American Heart Association (AHA); diretor do Nurse-Friday Official (plataforma de atualização e formação de enfermagem em alta performance); coordenador de Pós-Graduação de Enfermagem em UTI de Adultos e Neonatal pela Faculdade Ensin-E; supervisor de Ensino em Pós-Graduação e Extensão da Área da Saúde - IESPE; vice coordenador do Núcleo da Zona da Mata Mineira da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP); e mestrando de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).