Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Nota da Universidade do Vale do Taquari - Univates em defesa da vida e da ciência

Postado as 07/04/2021 08:13:43

Por Univates

O Ensino Superior no Vale do Taquari surgiu da necessidade de a região buscar mais oportunidades de educação de qualidade para a qualificação da sua comunidade. Ao longo do processo das últimas décadas e da maturidade institucional conquistada, o ensino passou a ser tão importante para Univates e para a sua comunidade quanto a extensão e a pesquisa, compondo, dessa forma, o seu DNA. 

Em conjunto, ensino, pesquisa e extensão, são três faces interdependentes do fazer universitário capazes de materializar a ciência e o conhecimento, aproximando-os das pessoas, e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico das sociedades. Ao assumir o compromisso de ser uma Universidade a Univates se responsabilizou, perante a sociedade e suas instituições congêneres, em acreditar e defender aquilo que está em seu DNA: a ciência e seus métodos, sem os quais os avanços tecnológicos e a superação de problemas coletivos não são possíveis. 

A maior parte das problemáticas básicas das culturas que antecederam as nossas, contemporâneas, foram superadas com alguma forma de conhecimento. Nas modernas sociedades, esse é o papel da ciência: melhorar as condições humanas, da natureza  e auxiliar a humanidade a superar suas questões fundamentais. 

A pandemia da Covid-19 tem se apresentado como um dos maiores desafios para a humanidade desde o final de 2019. Todas as sociedades humanas atuais viveram um momento anterior à pandemia e viverão, graças à ciência, um momento futuro em que a pandemia e suas consequências terão sido superadas. Graças à ciência, é importante reafirmar. 

A ciência produz conhecimento sobre o vírus, sobre suas interações nos organismos, sobre como melhorar a vida de quem foi infectado, sobre as vacinas, sobre as melhores maneiras de superar os problemas que surgem em razão da pandemia. 

A Univates, assim como inúmeras outras instituições públicas e privadas, se manifesta em defesa e pela valorização da ciência e do conhecimento, pilares dos processos educativos e de biossegurança para a humanidade. 

Neste momento, marcado pela mais grave crise sanitária vivida pela humanidade na história recente, nos solidarizamos com os familiares, os amigos e os entes queridos das mais de 337 mil vidas perdidas nesta  pandemia. Reiteramos nosso apoio às medidas de enfrentamento desta crise com base no conhecimento, na ciência, no diálogo, com ações de assistência social e de apoio financeiro direcionado, principalmente, à população mais vulnerável. 

É imperativo que sejam adotadas medidas eficazes contra a proliferação da Covid-19 em todo o território brasileiro. A experiência de países que fundamentaram as suas decisões no conhecimento científico demonstra o que deve ser feito no Brasil. 

Na condição de formadoras dos profissionais que estão na linha de frente, que auxiliam na pesquisa que oferece a vacina e dá os medicamentos e os remédios tão necessários à população, as instituições de ensino, entre elas a Univates, apela para o respeito às orientações científicas. Enfrentar o colapso que já se instalou no sistema de saúde brasileiro requer respeito à ciência.

Neste momento, mais do nunca antes, se faz necessário que os representantes públicos e autoridades em todas as esferas incentivem a vacinação e medidas de distanciamento físico e isolamento social, no uso de máscaras, limpeza contínua das mãos com sabão e utilização de álcool em gel. 

Aproveitamos para, novamente, nos colocarmos à disposição das autoridades sanitárias no combate à pandemia. Reiteramos nossa decisão de disponibilizar nossos profissionais, nossa estrutura física e nossos equipamentos para quaisquer ações necessárias, como, por exemplo, a vacinação em massa da população e o armazenamento de insumos. 

A Instituição segue firme, juntamente com toda a comunidade do Vale do Taquari,  na luta incessante contra o obscurantismo, o negacionismo e pela conduta com base na ciência e pela preservação das vidas.

Universidade do Vale do Taquari - Univates 
Lajeado - Rio Grande do Sul 
7 de abril de 2021

Lucas George Wendt