Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates inicia nova turma do Programa Jovem Aprendiz

Postado as 14/04/2021 11:18:11

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Programa Jovem Aprendiz, do Centro de Educação Profissional (CEP) firmou, recentemente, mais uma parceria para a oferta atividades formativas voltadas a adolescentes e jovens contratados como aprendizes pelas empresas parceiras e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio. A turma do curso de Assistente Administrativo teve o início de suas atividades virtualmente no dia 5 de abril. 

Divulgação

 

 

A estudante Heloísa Chiesa, de Ilópolis, relata que está com grande expectativa. “Não tenho dúvidas de que vou aprender coisas importantes, de que vou me desenvolver e evoluir diariamente. Além disso, poderei trocar experiências e fazer novas amizades, com os demais jovens aprendizes e professores”. Poder olhar as situações por mais de um ângulo a partir das atividades propostas ao longo do curso é um desafio que instiga a estudante. “O Programa Jovem Aprendiz é uma grande oportunidade. Afinal, em muitos casos, é o primeiro trabalho, temos pouca experiência profissional e as aulas são de extrema importância para o nosso desenvolvimento”, afirma a jovem.

Para a coordenadora do Centro de Educação Profissional da Univates, professora Edi Fassini, participar do programa de aprendizagem permite à Univates, enquanto instituição formadora, estar em contato permanente com as empresas. “Buscamos desafiar os jovens aprendizes a se envolverem com o próprio desenvolvimento profissional, a partir de itinerários desenhados em conjunto com as empresas e oportunizando embasamento teórico-científico e experiência prática nos ambientes de trabalho. Auxiliar as empresas a formarem seus próprios colaboradores, desenvolvendo competências pessoais e profissionais alinhadas à cultura da empresa é uma responsabilidade imensa. Isso é ir muito além do cumprimento de quotas de aprendizes. É cumprir a lei e ao mesmo tempo, investir no desenvolvimento da própria empresa”, define Edi. 

Divulgação

 

 

 

O estudante João Pedro Gallon, de Guaporé, também é um dos participantes da nova turma. Ele espera poder adquirir conhecimento em uma área em que possa continuar após a conclusão do ensino médio. A participação no Jovem Aprendiz é encarada como uma oportunidade. “É uma opção acessível para quem quer se preparar para entrar no mercado de trabalho. Quanto mais conhecimento eu obter na área na qual eu irei trabalhar, melhor será o meu desempenho futuro”, diz. 

Inscrição para empresas 

Para participar do Jovem Aprendiz Univates, o primeiro passo é a adesão das empresas interessadas, que serão responsáveis pela seleção dos aprendizes, sua contratação e inscrição no curso. O programa oferece cursos de aprendizagem com o objetivo de promover a formação profissional de adolescentes e jovens aprendizes, ao mesmo tempo em que desempenham suas práticas profissionais junto às empresas contratantes. Mais informações podem ser obtidas com o CEP da Univates, pelo e-mail cep@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025. 

A Univates preparou um texto destacando os benefícios do Programa às empresas e aos jovens. Clique aqui para conferir.