Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Profissionais da Univates contribuem com a CNN Brasil em produção da CNN Séries Originais

Postado as 15/04/2021 08:13:27

Por Lucas George Wendt

Divulgação

 

A CNN, em 2020, iniciou suas operações no Brasil por meio de um canal específico para o País. Na grade também foi anunciado o programa CCN Séries Originais, com apresentação do jornalista Evaristo Costa que, direto de Londres, intercala as produções nacionais com o material da CNN Internacional. O programa vai ao ar nas noites de domingo. 

Em janeiro de 2021 a equipe do programa esteve no Vale do Taquari visitando a cidade de Coqueiro Baixo e o campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com o objetivo de colher depoimentos e informações que, em fevereiro, foram ao ar como parte da série original da CNN "Os Caminhos da Longevidade”. O material está disponível para assinantes dos serviços da emissora. 

A professora Fernanda Storck Pinheiro, doutora em Direito e pró-reitora de Ensino da Univates; a professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, doutora em Ambiente e Desenvolvimento; e o professor Sérgio Nunes Lopes, também doutor em Ambiente e Desenvolvimento foram entrevistados pela produção. Em Coqueiro Baixo a equipe da CNN ouviu diversas pessoas, entre elas o prefeito, Jocimar Valer. 

Os três docentes atuam na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Univates e apresentaram aspectos sobre a história e a economia da região do Vale do Taquari, aproximando do canal nacional a expertise da instituição, que tem ações de ensino, pesquisa e extensão com a população idosa do Vale. 

"Os Caminhos da Longevidade” tem como objetivo discutir como a sociedade está se preparando para viver mais e para inversão da pirâmide da vida que projeta mais idosos que jovens no Brasil e no mundo nas próximas décadas. Para isso, a reportagem visitou Coqueiro Baixo, que tem a maior proporção de idosos no Brasil: 700 para cada 100 jovens. 

No município, as aposentadorias e o trabalho no campo garantem o sustento da população envelhecida. A produção da CNN apresentou Coqueiro Baixo como uma "cidade laboratório" para entender quais os desafios do Brasil diante de um fato: a população brasileira está envelhecendo e, até 2050, vai ter cerca de 70 milhões de idosos. Hoje estima-se que sejam cerca de 30 milhões de pessoas.

Professor Sérgio Nunes Lopes em frame de episódio que já foi ar

Divulgação

Professor Sérgio Nunes Lopes em frame de episódio que já foi ar

Divulgação

Professora Fernanda Sindelar em frame de episódio que já foi ar

Divulgação