Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

APE Univates é apresentada ao Colégio Madre Bárbara, de Lajeado

Postado as 19/04/2021 10:00:47

Por Lucas George Wendt

Desde 2013 a Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates vem contribuindo para a formação de professores nos mais diversos municípios do Rio Grande do Sul. Além da recente visita a Vespasiano Corrêa, as cidades de São Pedro da Serra, Putinga, Carlos Barbosa já realizaram atividades formativas para seus professores por meio da APE. 

No último dia 14, as profissionais da Instituição, professora doutora Grasiela Bublitz, coordenadora dos cursos de licenciatura e coordenadora pedagógica do APE da Univates; e a coordenadora administrativa das assessorias pedagógicas, Viviane Theves Eckhardt, estiveram reunidas com a diretora da escola Madre Bárbara, Maria Elena Jacques, e com as coordenadoras pedagógicas Cláudia Rockenbach da Silva, Vanessa Ely e Simone Faleiro, para tratar de uma parceria com o objetivo de promover a formação de professores no local. A expectativa é de que as atividades iniciem em breve. 

A visita teve como propósito estabelecer parcerias para a formação continuada de professores. Muitos diplomados e acadêmicos dos cursos de licenciatura da Univates atuam na instituição de ensino, o que garante um vínculo importante entre o que a Universidade desenvolve e o que os diplomados realizam no ambiente escolar.

Além de apresentar a Maratona de Oficinas Virtualizadas à equipe da coordenação da escola, Viviane e a professora Grasiela também demonstraram à direção do Madre Bárbara as ações extensionistas da Univates que podem ser ofertadas aos estudantes do colégio, com envolvimento dos bolsistas e coordenadores de projetos de extensão da Universidade. 

A APE

As assessorias pedagógicas (cursos, oficinas e palestras) in company são programações desenvolvidas pela Univates para atender as necessidades específicas de cada município ou escola quanto à formação, atualização e qualificação de seus professores. 

As programações são elaboradas a partir de diagnóstico, com a participação dos profissionais da própria escola ou Secretaria de Educação e com a utilização de metodologias e tecnologias educacionais flexíveis, tornando-as customizadas e voltadas diretamente ao atendimento das necessidades identificadas. 

O corpo docente é constituído de profissionais com formação acadêmica e experiência profissional relevante. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7059 ou pelo e-mail ape@univates.br.

Logo ods-4