Univates retomou aulas presenciais para componentes teórico-práticos

Postado as 04/05/2021 14:36:46

Por Nicole Morás

Os estudantes das disciplinas teórico-práticas da Universidade do Vale do Taquari - Univates retornaram às aulas presenciais na última segunda-feira. Isso representa o retorno presencial de cerca de 470 turmas dos cursos de graduação presenciais e dos cursos técnicos ao longo das próximas semanas para aulas práticas e teórico-práticas. Estas turmas contemplam aproximadamente 3 mil estudantes. Os componentes curriculares estão vinculados a todas as áreas do conhecimento da Univates: Ciência da Vida (CV), Ciências Médicas (CM), Ciências Exatas e Engenharias (CEE), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) e ao Centro de Educação Profissional (CEP). As atividades dos componentes teóricos poderão ser retomadas na próxima semana conforme combinação entre estudantes e professores.

Nicole Morás

Nos cursos técnicos, foram retomadas as aulas práticas e teóricas. As aulas da Educação Continuada e dos cursos de especialização Lato Sensu também retornam à presencialidade. Os cursos de Mestrado e Doutorado mantêm as atividades virtualizadas neste momento. Há opção de transmissão para estudantes impedidos de estar presencialmente no campus.

Conforme a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, a estratégia pedagógica foi adiantar as aulas teóricas dos componentes curriculares e, neste momento, focar nas aulas práticas. Uma vez adequadas as aulas práticas de acordo com os protocolos de biossegurança, nos próximos dias serão realizadas aulas teóricas no campus, a serem previamente combinadas entre estudantes e professores.

Estamos monitorando constantemente a situação da pandemia e se a situação se mantiver estável, nossa ideia é voltar, na próxima semana, com as atividades teóricas. Num primeiro momento priorizamos as aulas práticas, que são aquelas que dependem de insumos, cenários ou procedimentos que são mais difíceis de serem realizados remotamente. Estamos esperançosos de logo vermos todos nossos estudantes pelo campus, que é o que a gente mais deseja
Vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro

Neste retorno, veteranos e bixos estão voltando a experienciar o campus, ainda que de uma forma diferente com o uso de máscaras, distanciamentos e outras medidas de prevenção. De Carlos Barbosa e também ingressante, Sionara Schabat, estava ansiosa por esse momento de aula em laboratório. “Foi tão gratificante poder ter essa aula. A Univates como sempre me surpreendeu em tudo: a estrutura, o auxílio da monitora! Foi uma experiência incrível, me senti tão acolhida, já estou esperando pela próxima e sou muito feliz por estudar nesta Universidade”, disse ela.

Nicole Morás

Já Diego Genesini é diplomado pelo curso de Educação Física e, depois de alguns anos, atualmente cursa Nutrição. “Por já ter feito uma graduação na Univates, conhecia os laboratórios e a dinâmica das aulas presenciais. Com a pandemia, tivemos que nos readequar e foi muito bom, mas o virtual não traz a mesma experiência e sentia falta de contato físico com os colegas e professores”, disse.

Também na segunda-feira a Univates passou a receber os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Gustavo Adolfo, que terão aulas nas salas do Prédio 7 todas as manhãs de segunda a sexta-feira e nas tardes das terças e quintas-feiras, até o final do ano letivo. Os espaços foram locados para a escola e essa medida não interfere na realização de nenhuma atividade letiva da Universidade, uma vez que nesses dias e turnos não há turmas da Universidade alocadas nestes espaços.