Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Crie Smart Cities - Univates

Voltar

Como a atividade agropecuária pode produzir mais qualidade de vida?

Postado as 07/05/2021 08:33:21

Por Claudete Rempel, Cássia Gotler Medeiros, Enzo Souza Santana e Alexia Renz

A qualidade de vida não tem um conceito totalmente definido, contudo, é possível mensurá-la de diversas formas. Uma das formas de fazer sua avaliação é por meio de questionários como o organizado pela Organização Mundial de Saúde, conhecido como WHOQOL.

A Qualidade de Vida é uma expressão comum, que tem um significado diferente para cada pessoa. Para alguns, ou algum determinado período da vida, a Qualidade de Vida pode representar variáveis como a saúde, a família, harmonia, conciliação entre lazer e trabalho, ter liberdade de expressão ou segurança ou mesmo o resultado de todo esse conjunto de variáveis.

Vários estudos sobre Qualidade de Vida são feitos com diferentes grupos e em todas as partes do mundo. Na região do Vale do Taquari, um grupo de pesquisa avaliou a qualidade de vida de produtores rurais que trabalham com produção leiteira.

A atividade agropecuária do Vale do Taquari tem 17,2% da sua produção econômica oriunda da criação de bovinos de leite e corte. O Brasil é o 5º maior produtor leiteiro do mundo e o RS tem papel de destaque no âmbito nacional, sendo o 2º maior produtor de leite do país.  O trabalho na agricultura é de grande exigência física e que, ao observarmos a população rural da região é factível afirmar que parte desta é idosa. Essa população sofre com desgastes e perde, de forma gradativa, sua capacidade física e de resistir às deformidades. 

Considerando uma análise mais abrangente dos domínios ambiental, social, psicológico e físico, num total de 100 pontos, a Qualidade de Vida dos produtores rurais do Vale do Taquari foi mensurada em 76,3 para o Domínio Físico; 72,8 para o Domínio Psicológico; 87,0 para o Domínio Social; e 77,4 para o Domínio Ambiental. 

A análise desses dados expôs que, embora a média geral aponte, em comparação a outros estudos, como melhores os resultados obtidos no Vale do Taquari, a avaliação de cada domínio de forma independente indica que inúmeros fatores podem ser alterados para melhorar a qualidade de vida dos produtores, principalmente no âmbito psicológico, compatível com os altos índices de depressão da região. Este fato pode estar relacionado a poucas oportunidades de convívio social ou ao sentimento de solidão.

Leia também

Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado no Rio Grande do Sul em 2025

Evento acontece no mês de abril e pré-inscrições já estão abertas

Projeto busca transformar resíduos em ativos econômicos no Vale do Taquari

Serão coletados dados de 36 municípios que integram o Vale

Univates sediará 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales

A intenção do grupo foi propor o eixo temático, que deve girar em torno das mudanças relacionadas ao consumo e sobre como elas afetam a agricultura de base ecológica

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023

MCN disponibiliza mais duas coleções científicas de seu acervo para consulta pública

Todo o acervo de origem biológica do Museu está disponível ao público na internet

Univates eleva pontuação e conquista título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil pela terceira vez

Mais de 1,1 mil universidades ao redor do mundo participaram do ranking GreenMetric