Crie Smart Cities - Univates

A importância dos cuidados na primeira infância

Postado as 07/05/2021 08:40:15

Por Cássia Regina Gotler Medeiros

A cultura da paz é uma das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e está relacionada à articulação de um conjunto de ações e estratégias da rede intersetorial para a promoção da paz e prevenção de violências e acidentes. Busca apoiar os serviços especializados e processos formativos para a qualificação da atenção à criança em situação de violência de natureza sexual, física e psicológica, negligência ou abandono, visando à implementação de linhas de cuidado na rede de atenção à saúde e na rede de proteção social no território.

Inúmeros estudos mostram a importância do cuidado na primeira infância, com reflexos importantes para o desenvolvimento social e econômico de uma comunidade. Esse cuidado passa por questões biológicas como prevenção de doenças e acesso a alimentação saudável, mas vai além, envolvendo aspectos emocionais como vínculo com a família, estímulo ao desenvolvimento cognitivo e relacional e, ainda, ambientes seguros e acolhedores.

Cuidar das famílias e crianças é um investimento em todos os sentidos. Cidades inteligentes são, antes de tudo, cidades saudáveis. Como uma cidade pode favorecer a cultura da paz e prevenção das violências?

Esta é uma proposta intersetorial, que passa por políticas públicas que garantam o acesso à atenção à saúde, seja ele geográfico, econômico ou cultural; promoção de saúde nas escolas; oferta de ambientes para lazer e esporte; saneamento básico e habitação digna. Cidades com meios de transporte e bairros melhor organizados proporcionam às famílias mais tempo para o cuidado às crianças, com pais menos esgotados devido ao deslocamento ao trabalho e para levar as crianças até a escola.

Praças e áreas verdes estimulam a convivência familiar e atividades com as crianças, favorecendo o desenvolvimento de seu potencial. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Hasselt, na Bélgica, publicado na revista científica  “Plos Medicine”, relaciona o melhor desenvolvimento cognitivo das crianças com os espaços verdes residenciais em zonas urbanas e rurais.

Outra estratégia de prevenção à violência é a promoção da igualdade de gênero, por meio do estímulo à participação do homem no cuidado à criança, com ações como o envolvimento do pai no pré-natal e apoio das empresas para que o homem possa participar das consultas de pré-natal e tenha mais tempo de licença após o nascimento do filho. Essas mudanças requerem novos paradigmas em relação aos papéis de gênero na sociedade.