Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Crie Smart Cities - Univates

Voltar

Cultura da paz: Antes de olhar pra frente, é preciso olhar pra dentro

Postado as 07/05/2021 08:48:29

Por Rogério José Schuck

Historicamente a cultura da guerra tem pautado a formação em diversos níveis. A ideia básica é preparar os indivíduos para uma realidade de luta de todos contra todos. Nessa perspectiva, o outro é uma ameaça para mim. Uma cultura para a paz, ao contrário, nos leva à percepção de que a paz não é resultado da imposição de uns sobre os outros, seja enquanto indivíduos, seja como povos e nações.

A tolerância e a solidariedade são valores que fundamentam a cultura para a paz, amparando os conflitos existentes e difundindo a cultura da não violência. A educação para a paz exige atitudes que enfrentam os conflitos existentes de forma não violenta, aceitando o diferente. Promove a inclusão, ensinando a praticar a não discriminação, levando a cooperar mais, ter mais diálogo, vivenciando os direitos humanos.

 

A cidadania também é entendida como um “espaço de construção dos sujeitos”, que permite entendê-los. Assim, é importante que as instituições de ensino como um todo apresentem um currículo em que abranja uma Pedagogia para a Paz, refletindo sobre novas concepções e tragam essa perspectiva em seu Projeto Político-Pedagógico e Institucional.

Um dos exemplos onde podemos perceber a força da cultura para a paz são os Círculos da Paz. Nesse espaço não é realizado um trabalho formal, como se dá com os conteúdos de aula. Os alunos são constantemente motivados a trazer temáticas, assim como o educador ou mesmo o assistente social. Não é que não haja uma certa formalidade, mas a temática não está predefinida, ficando a cargo dos envolvidos no processo trazer ao grupo as discussões em torno de situações que envolvem a cultura da paz e suas implicações. 

A temática da cultura da paz é de difícil compreensão, pois vivemos envoltos no paradigma da cultura da guerra. Nela, a máxima divulgada pelo senso comum é mais ou menos assim: se queres a paz, prepara-te para a guerra. Já num processo que envolve a cultura da paz, teríamos como máxima: se queres a paz, prepara-te para a não violência. Isso não significa permanecer na inércia, sem nada fazer diante de uma situação de violência, muito pelo contrário, significa abrir-se para caminhar na presença do outro, em "comum-união" e com ele procurar a solução para os entraves que se colocam.

Leia também

Maior evento sobre inovação do Vale do Taquari, CRIE 2023 já tem data

Universidade planeja nova edição de 6 a 9 de novembro de 2023

Univates promove palestra sobre a importância da doação de órgãos

Palestra será ministrada pelo médico Nelson Barbosa Franco Neto, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO6), do Hospital Bruno Born (HBB)

Segunda edição do Movimente-se reúne associados do Univates & Você para atividades na pista atlética

Caminhada e corrida foram orientadas por profissionais de Educação Física que atuam no Complexo Esportivo da Instituição

Alimentação natural. Como você alimenta essa ideia?

Claudete Rempel, Fernanda Scherer Adami e Rafael Rodrigo Eckhardt