Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Depois das aulas práticas, aulas teóricas serão retomadas de forma presencial na segunda-feira

Postado as 07/05/2021 09:48:36

Por Nicole Morás

Depois de uma experiência positiva com o retorno das aulas teórico-práticas presenciais nesta semana, a Universidade do Vale do Taquari - Univates anunciou que irá retomar também as aulas teóricas de forma presencial no campus a partir de segunda-feira com transmissão para acompanhamento remoto e simultâneo a quem não tiver condições de estar fisicamente presente. A organização das atividades está sendo realizada pelos professores com as suas turmas.

Lucas George Wendt

Além das aulas dos cursos de graduação e técnicos, as aulas da Educação Continuada e dos cursos de especialização Lato Sensu também retornam à presencialidade.

 Os cursos de Mestrado e Doutorado mantêm as atividades virtualizadas neste momento. Conforme a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, desde o último decreto estadual que estabelece a possibilidade de hibridização das atividades para a educação, ou seja, a ocorrência simultânea das aulas em formato presencial e virtual, a Univates vem ampliando de forma escalonada a presencialidade das aulas. “É necessário muito planejamento, especialmente para atender às medidas de prevenção ao Coronavírus e, ao mesmo tempo, adequar as aulas a este novo modelo. As estratégias pedagógicas para atender a estas duas formas de participação (presencial e online) certamente exigirão maior planejamento por parte dos professores e de nossas equipes de apoio, mas acreditamos que isso é plenamente possível”, afirma ela.

Ela acrescenta que, em virtude das medidas de distanciamento social, a presencialidade precisa ser escalonada. “Os espaços de aula precisam ser amplos, o que impede a presença concomitante de todos os alunos no campus. Mesmo assim, a possibilidade de um retorno parcial traz um outro ânimo a todos, pois esse convívio social também faz parte da vida universitária”, finaliza.

Na Univates, as atividades de biossegurança e cuidados relativos à prevenção do coronavírus são coordenadas pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) da Univates, sempre observando o que está definido nos protocolos oficiais. Conforme a técnica em segurança do trabalho e vice-coordenadora do COE, Sônia Aires, desde o início da pandemia, a Univates adotou todos os protocolos de segurança e prevenção, visando à proteção da saúde de seu público interno e externo. “Isso exigiu profundas mudanças na rotina da instituição e nos hábitos cotidianos.Graças à compreensão e empenho de todos nesse momento crucial, é possível, agora, com os devidos cuidados, retomar de forma presencial as atividades acadêmicas”, afirma Sônia.

Para as atividades no campus

Lucas George Wendt

Ao chegar ao campus, a medição da temperatura estará disponível nas recepções dos prédios. As atividades presenciais acontecerão em espaços que garantam a distância de, pelo menos, 1,5m entre as pessoas, conforme definição do protocolo estadual de distanciamento controlado. Ficam vedadas atividades coletivas que envolvam contato físico.

Além disso, a Univates disponibiliza álcool em gel em todos os corredores e espaços de uso comum para higienização das mãos. Locais de trânsito e uso coletivo são higienizados com frequência pela equipe responsável. 

Em caso de dúvidas o Atendimento Univates está à disposição por meio do telefone 0800 7 07 08 09 e do e-mail atendimento@univates.br.

Retomada das atividades relacionadas às solenidades de formatura

A Univates irá retomar as atividades relacionadas com as colações de grau e formaturas na Instituição. No momento, estudantes de turmas dos semestres 2019B, 2020A, 2020B e 2021A aguardam a possibilidade de poder realizar as cerimônias. São 28 turmas no total, que terão seus eventos de formatura e a preparação prévia orientados conforme as diretrizes do Decreto Estadual de 27 de abril e regulações do COE da Univates. 

As datas em que os eventos individuais presenciais de colação efetivamente poderão acontecer distribuem-se a partir de 21 de maio, semanalmente, nas sextas-feiras e sábados, até que todas as turmas tenham sido contempladas. Novas orientações das autoridades competentes podem mudar o planejamento da Univates em relação às colações. A Instituição também seguirá com a realização das provas de toga, adotando as medidas de biossegurança recomendadas pelos órgãos competentes. Neste primeiro momento as turmas de 2021A realizarão suas provas de togas, entre 15 de maio e 1º de junho. Saiba mais aqui.