Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates é uma das parceiras de Santa Clara do Sul no programa “Educação para Todos”

Postado as 29/05/2021 11:02:50

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

 

 

A prefeitura de Santa Clara do Sul lançou, na sexta-feira (28), o programa “Educação para Todos”. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das parceiras do projeto, que tem como objetivo oferecer educação de qualidade para a comunidade local.  

O “Educação para Todos” é constituído por três eixos: escolarização, capacitação profissional e desenvolvimento humano. O município subsidiará de 50% a 100% dos cursos, além do material de apoio e dos recursos humanos necessários para as aulas, bem como local com estrutura e equipamentos. Por meio do Programa, a comunidade receberá ajuda do governo municipal para qualificação em diferentes frentes. A expectativa é que o “Educação para Todos” sirva como suporte para que a população de Santa Clara do Sul tenha oportunidades de crescer e desenvolver-se economicamente.  

Também participam da iniciativa a Faculdade LaSalle, o Fênix Vestibulares, o Instituto Mix, o Sesi, o Senac e a Cooperativa Sicredi. É possível se inscrever no site da Prefeitura de Santa Clara do Sul, no portal Educação para Todos, ou pelo telefone (51) 3782-2275. As aulas iniciam no segundo semestre de 2021. Mais informações estão disponíveis no site do projeto, clicando aqui. 

Os cursos oferecidos na primeira etapa do programa são resultado de uma pesquisa realizada com a comunidade local, que pôde indicar quais são as áreas de interesse. A partir de um planejamento semestral, novos cursos serão ministrados no futuro, dialogando com as necessidades da população de Santa Clara do Sul. Os cursos são destinados a estudantes de ensino fundamental e médio, assim como universitários; empresários, micro empresários, funcionários e colaboradores locais; pessoas desempregadas ou mesmo fora do mercado de trabalho em busca de opções de renda e de inclusão; aposentados e idosos. 

Lucas George Wendt

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas vice-prefeito, Fabiano Immich, o secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, o promotor Sérgio Diefenbach, a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), professora Cássia Cristina Procat Benini, o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, a presidente da Câmara de Vereadores, Helena Lúcia Herrmann. 

A Univates esteve representada pela reitora, professora Evania Schneider, e pela gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), Cristiani Reimers. A secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, virtualmente, saudou a iniciativa por meio de uma mensagem gravada. 

Lucas George Wendt

Participação da Univates

A Instituição coloca à disposição profissionais qualificados para a atuação como ministrantes dos cursos. A atuação da Universidade se dará nos eixos “Profissionalização” e “Educação comportamental”, inicialmente por meio de quatro cursos. 

Para a reitora da Universidade do Vale do Taquari, professora Evania Schneider, a iniciativa é um importante movimento de Santa Clara do Sul em torno da educação e a Univates tem o compromisso de auxiliar a prefeitura a promover o desenvolvimento local alicerçado no ensino, na capacitação e na instrumentalização profissional da população.

Os cursos que a prefeitura oferece para o segundo semestre de 2021 estão organizados em três Eixos. 

 

Eixo Escolarização 

EJA ensino fundamental a distância 

Inglês nível básico 

Inglês nível intermediário 

Pré-vestibular intensivo 

Enem para alunos 

Enem para professores 

Oficina de redação Enem

Oficina de redação Ufrgs 

Aulão de linguagens

Aulão de biologia 

Aulão de química 

Aulão de física 

Aulão de matemática 

Atualidade e geopolítica 

Como funciona a prova da Ufrgs

 

Eixo profissionalização  

Confeitaria 

Eletricista residencial 

Corte e costura básico

Corte e costura avançado

Redes sociais para negócios 

Qualificando o atendimento

Alto desempenho em vendas 

 

Eixo educação comportamental 

Desenvolvimento de líderes 

Comunicação oral

Educação financeira

Logo ods-4