Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Por meio da Univates, Pablo Capalonga recebe homenagem por atuação cultural no RS

Postado as 08/06/2021 10:45:16

Por Redação Univates

Lucas George Wendt

No último dia 2 de junho, em conformidade com o edital de chamada pública da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) nº 11/2020, e conforme previsão da Lei Federal nº 14.017, a Lei Aldir Blanc, foi anunciada a lista dos artistas que receberão o Prêmio “Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro”. Das 1.500 trajetórias culturais reconhecidas e valorizadas no Rio Grande do Sul, a carreira do ator e diretor Pablo Capalonga é uma delas. 

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do setor de Cultura e Eventos, que coordena a área de projetos culturais da Instituição, apoiou Capalonga, inscrevendo-o para o Prêmio “Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro”, que contempla e reconhece os envolvidos dos diversos segmentos culturais que transformam a vida com a sua arte e cultura nas diferentes comunidades do Rio Grande do Sul. O edital para pessoas físicas recompensa os artistas com o valores em dinheiro, como forma de reconhecimento e valorização das suas trajetórias pessoais e profissionais. 

Lucas George Wendt

 

 

Capalonga atuou como diretor do Grupo de Teatro da Univates por 13 anos, contribuindo para a promoção da arte e da cultura na região do Vale do Taquari. O ator e diretor representou a Univates em diversos prêmios ao longo de sua trajetória na Instituição por meio de seu envolvimento com o Núcleo de Cultura. 

Foram realizadas 98 apresentações ao longo do período de atividades do Grupo de Teatro da Univates, criado em 2004, todas elas dirigidas por Pablo. Espalhados por cidades do Vale do Taquari, os espetáculos do grupo voluntário tiveram milhares de espectadores em 15 anos de trabalho.

O diretor teve experiências diversas como ator e como diretor, estudando e trabalhando ao lado de grandes nomes do teatro e do cinema nacionais, como, por exemplo, a atriz Fernanda Montenegro, da qual Capalonga foi aluno. 

Pablo já recebeu diversos prêmios pelos seus espetáculos no RS. Em 2003, ganhou o Prêmio Tibicuera de melhor ator coadjuvante e, em 2010, de melhor ator de teatro infantil do Estado. Atualmente é diretor do espetáculo “Natal no Morro”, de Arvorezinha, e da Paixão de Cristo, em Imigrante, além de lecionar em escolas da região do Vale do Taquari. Em 2019 esteve no Festival Nacional de Teatro de Chapecó, com a peça “O Menino que Aprendeu Cedo Demais”, na qual atua.

Lucas George Wendt

 

Capalonga descreve que ser homenageado o faz lembrar de diferentes momentos da sua vida nos palcos. “Olhar para trás, olhar para minha história, para cada palco em que eu trabalhei e me ver construindo muitos momentos que contribuíram para minha história e, também, para a história de muitas pessoas”. 

Em 2021, o ator e diretor comemora 25 anos de trabalho nas artes cênicas. “Eu comecei a fazer teatro em Lajeado. Saí de Lajeado, fui estudar fora da cidade, voltei para cá e continuei trabalhando. Esse prêmio importante eu recebo na cidade onde tudo começou - e por meio da indicação da Universidade que foi uma instituição que acrescentou ao meu caminho enquanto artista. Tenho muitas lembranças e um carinho especial pela Univates, além de uma satisfação e uma honra muito grande pela indicação da Instituição”, revela. 

Projetos culturais na Univates 

A Univates dispõe de uma área que elabora projetos culturais com os objetivos de captar recursos financeiros e revertê-los em eventos artísticos e culturais para a comunidade do Vale do Taquari. 

Como produtora cultural, a Instituição pode participar de projetos privados com aporte financeiro oriundo de empresas, elaborar projetos que possam acessar as leis federais ou estaduais, como iniciativas alinhadas à Lei de Incentivo à Cultura (LIC), à Lei Rouanet e à Lei Aldir Blanc. 

Em pouco mais de 15 anos foram encaminhados cerca de 100 projetos culturais patrocinados e fomentados por meio das leis de incentivo cultural. Inúmeras entidades do Vale do Taquari foram beneficiadas pelos encaminhamentos realizados pela Instituição.