Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates e Instituto Brasileiro de Direito de Família assinam parceria

Postado as 11/06/2021 14:36:51

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), por meio da seção regional do Rio Grande do Sul, assinaram, no dia 2 de junho, um convênio por meio do qual as duas instituições desenvolverão atividades conjuntas. A parceria da Univates com o IBDFAM acontece a partir das ações do curso de graduação em Direito da Universidade. 

Divulgação

O objetivo da parceria entre as organizações é a união de esforços para a promoção e o desenvolvimento conjunto de atividades voltadas à área do Direito de Família no Estado. Após a assinatura do convênio entre as duas entidades, aconteceu uma palestra com o advogado e professor Bráulio Dinarte da Silva Pinto, presidente da seção do Rio Grande do Sul do IBDFAM. 

A coordenadora do curso de Direito da Univates, professora Alice Krämer Iorra Schmidt, destaca que a parceria é importante para os estudantes, para a comunidade e também para os membros do IBDFAM. “A partir desse convênio será possível a proposição, o desenvolvimento e auxílio mútuo na realização e divulgação de palestras e oficinas, publicações e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, explica. 

O Direito de Família é um tema emergente, de forma que a aproximação entre a academia e o IBDFAM resulta em benefícios para os estudantes de Direito da Universidade. 

Divulgação

 

“É com alegria que recebemos o maior instituto de Direito de Família do Brasil e estabelecemos essa parceria que permitirá aos envolvidos a difusão do conhecimento sobre o direito familista, a superação de antigos paradigmas e a construção de saberes que acolham diferentes realidades familiares”, comemora Alice. 

O IBDFAM
Com informações do site da entidade

É uma instituição jurídica não governamental, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa da sociedade no que diz respeito às suas relações e aspirações sociofamiliares. 

Foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte, Minas Gerais , onde estabeleceu sede nacional. Em 2013, o Ministério da Justiça publicou a Portaria 2.134, no Diário Oficial da União, declarando a Utilidade Pública Federal do IBDFAM. O título recebido foi o reconhecimento da União aos relevantes serviços prestados pelas associações e fundações constituídas no País, que servem desinteressadamente à sociedade. 

O Instituto é referência, também, pela qualidade de suas produções técnico-científicas e dos conteúdos disponibilizados à sociedade. O Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM é o maior evento jurídico do calendário nacional.