Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ana Luisa de Mattos Reckziegel

Univates divulga adoção de novo formato de evento para as colações de grau presenciais

Postado as 11/06/2021 15:35:09

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates irá retomar as colações de grau e formaturas na Instituição, além das provas de toga, com eventos que acontecerão nos espaços do Centro Cultural. As colações seguirão orientações adaptadas a partir das diretrizes governamentais, como as da Portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nº 391/2021. O formato foi adotado a partir do diálogo da Instituição com as turmas de formandos. 

No momento, estudantes de turmas dos semestres 2019B, 2020A e 2020B aguardam a possibilidade de realizar as cerimônias, que estão suspensas desde março de 2020. As turmas que optaram pela realização da colação neste momento terão seus eventos de formatura e a preparação prévia para as cerimônias orientados conforme as diretrizes de saúde adotadas pelo Estado. 

Lucas George Wendt

Os estudantes do período 2021A, cuja formatura acontece entre os meses de julho e agosto, seguem no prazo regular para a realização de sua colação e provas de toga. 

A retomada gradual das atividades da Instituição vem sendo adotada desde o semestre passado - processo ainda em curso -, o que oferece garantia de segurança à circulação de pessoas no campus. Recentemente os componentes curriculares teóricos, práticos e teórico-práticos dos cursos de graduação presenciais e cursos técnicos retornaram às aulas presenciais. 

A Instituição segue atenta a novas orientações das autoridades competentes que possam impactar nos cronogramas. Todos os comunicados oficiais serão divulgados primeiramente às comissões de formatura das turmas de formandos semestres envolvidos e, depois, publicamente, nos meios de comunicação oficiais.

Como vai funcionar 

As atividades relacionadas às formaturas acontecerão em espaços que garantam a distância entre as pessoas estabelecida pelos órgãos competentes e conforme estudo elaborado pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) da Univates. 

A entrada nas dependências da Univates acontecerá após a medição da temperatura de todos os presentes, tanto no dia das provas de toga quanto no dia das colações presenciais. 

O uso de máscara no campus é obrigatório em todas as atividades. Além disso, a Univates disponibiliza álcool em gel em todos os corredores e espaços de uso comum para higienização das mãos. Locais de trânsito e de uso coletivo também são higienizados com frequência pela equipe responsável. 

Calendário de colações

Liniker Pereira Duarte

Atualmente, de três semestres distintos, cerca de 20 turmas aguardam a retomada das colações - 2019B, 2020A e 2020B. Os cursos são de todas as áreas do conhecimento: Ciência da Vida (CV) - antes Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Ciências Médicas (CM) - antes Centro de Ciências Médicas (CCM); Ciências Exatas e Engenharias (CEE) - antes Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) - antes Centro Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Centro de Gestão Organizacional (CGo); e Centro de Educação Profissional (CEP). 

Os eventos públicos de colação de grau serão realizados semanalmente, em três horários diferentes: em sextas-feiras, às 20h; e nos sábados, às 15h e às 20h. Confira aqui o calendário com as datas previstas. 

A Univates disponibilizará transmissão simultânea pela internet, para que os estudantes possam divulgar o link de transmissão para seus familiares e amigos. 

As equipes de apoio estarão constantemente orientando sobre medidas de segurança durante a permanência do público na Univates, e as equipes responsáveis estarão higienizando os espaços constantemente. 

A Instituição também seguirá com a realização das provas de toga, adotando as medidas de biossegurança recomendadas pelos órgãos competentes. As togas serão de uso individual e exclusivo para cada estudante e, após o uso, higienizadas pela equipe fornecedora. 

Calendário de provas de toga

Ana Luisa de Mattos Reckziegel


O planejamento que a Univates espera adotar ao longo das próximas semanas, sempre atenta às orientações de segurança internas e externas, prevê a realização de provas de toga nos meses de junho e julho, semanalmente. 

As equipes de apoio estarão constantemente orientando sobre medidas de segurança. As equipes terceirizadas estarão seguindo todas as orientações divulgadas pela Instituição, conforme decretos oficiais dos órgãos governamentais. 

Em caso de dúvidas, o setor de Cultura e Eventos da Univates está à disposição pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943, ou pelo e-mail formaturas@univates.br.