Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Novo ebook relata experiências na área da extensão acadêmica da Univates

Postado as 14/06/2021 13:50:41

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Editora Univates

 

A publicação do e-book "Projetos de Extensão da Univates: relatos de experiências" ocorreu recentemente. Por meio dela, os programas e projetos de extensão acadêmica da Universidade do Vale do Taquari - Univates apresentam iniciativas desenvolvidas ao longo de 2020 nas comunidades da região do Vale do Taquari. A Univates desenvolve suas atividades de extensão fundamentadas na construção de conhecimentos e saberes a partir da relação de diálogo entre universidade e comunidade.

A obra apresenta a trajetória da extensão em uma universidade comunitária como a Univates, permeando a essência da própria instituição. A partir da evolução da temática nas discussões institucionais, em 2019 os programas de extensão foram reorganizados. No ano seguinte nasceu a vontade de compartilhar as vivências extensionistas desse novo arranjo por meio da obra recentemente publicada. O ebook completo pode ser conferido aqui.

Os 40 projetos de extensão da Univates que estiveram em atividades durante o ano de 2020 se reuniram por meio dos seis programas de extensão: Ambiente, Desenvolvimento e Memória Social; Arte, Estética e Linguagem; Ciências Exatas e Engenharias; Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade; e Saúde e Qualidade de Vida. Os relatos de experiências dos projetos de extensão são divulgados no ebook por meio de resumos expandidos. 

Os relatos abordam uma diversidade de temáticas e ações e reforçam a percepção de que a extensão é transversal aos diferentes cursos e áreas de conhecimento da Instituição. Por meio da Universidade também é possível oportunizar ao estudante diferentes leituras do mundo e estabelecer o compromisso necessário com a sua formação cidadã.

Natalia Bottoni


A coordenadora pedagógica da extensão acadêmica da Universidade, professora Merlin Janina Diemer, explica que a obra inaugura a produção conjunta dos seis Programas de Extensão da Univates. “O e-book proporciona reflexões que nos permitem avançar em dois temas importantes da extensão. Um deles é observar como a extensão conquistou espaço e pode ser reconhecida como um momento importante para a aprendizagem dos nossos estudantes e o outro é observar como a extensão contribui com o compromisso social da Univates”. 

Para a docente, a extensão universitária tem a capacidade de transformar. “Ela impacta tanto os estudantes quanto a comunidade participante, possibilitando o acesso das pessoas de diferentes grupos sociais a atividades por meio da metodologia de relação dialógica entre a Universidade e a comunidade”, explica.

O material é organizado pelos professores Alice Krämer Iorra Schmidt, Cláudia Inês Horn, Grasiela Kieling Bublitz, Magali Teresinha Quevedo Grave, Maria Claudete Schorr, Mateus Dalmáz e Merlin Janina Diemer.  A obra é uma publicação da Editora Univates.