Instituições comunitárias de Ensino Superior do RS debatem inclusão, acessibilidade e diversidade

Postado as 21/06/2021 16:06:05

Por Redação Univates, com informações da Assessoria de Imprensa da UCS

Na última semana a Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve representada em um evento sobre inclusão, acessibilidade e diversidade. O I Fórum Virtual das Instituições Comunitárias do Ensino Superior aconteceu no âmbito do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e foi sediado pela Universidade de Caxias do Sul.

Doze universidades do Comung participaram dos encontros realizados ao longo de 2020 e discutiram formas de qualificar o trabalho desenvolvido em torno dos temas da inclusão, acessibilidade e diversidade. O evento da última semana contou com o lançamento do relatório de atividades desenvolvidas pelas instituições.

Participaram do encontro:

Universidade Feevale (Feevale)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Universidade de Cruz Alta (Unicruz)

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Centro Universitário La Salle (Unilasalle)

Universidade do Vale do Taquari - Univates

Universidade de Passo Fundo (UPF)

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

De setembro a novembro de 2020 foram realizados quatro encontros virtuais, com as 12 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) do Comung, que compartilharam e discutiram trabalhos desenvolvidos nas instituições dentro da temática do Fórum.

UCS, Unicruz, Feevale, PUCRS, URI, Univates, UPF, Unijuí, UCPel, Unilasalle, Unisc e Unisinos entendem que é importante o compartilhamento de experiências e saberes — particularmente no contexto enfrentado durante a pandemia de Covid-19, que tem demandado inúmeros desafios à educação.

Ao fim do encontro, sugestões, desafios, perspectivas e conclusões foram evidenciados.A existência dos Núcleos de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade nas universidades e o trabalho realizado por eles têm favorecido significativamente a diversidade inclusiva e adaptada na educação. A necessidade de ativar processos de cooperação e qualificar o trabalho desenvolvido também foi observada.

Foi instituída uma comissão representativa das instituições do Comung, em caráter provisório, para pensar e encaminhar proposta de constituição de uma rede colaborativa e de futuras atividades, a serem apresentadas para o coletivo das instituições.

A primeira edição do fórum sinaliza temáticas prioritárias de discussão, que poderão ser melhor dimensionadas pela comissão e submetidas para apreciação das organizações que compõem o Comung. As seguintes instituições comunitárias de ensino integram a comissão provisória: UCS, Unijuí, Univates, Unisinos, Unisc e UPF.

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Univates

Formado por representantes de diferentes setores da Instituição, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão centraliza e orienta as ações de inclusão, acessibilidade e diversidade voltadas a todos os públicos da Universidade.

O objetivo é aprimorar e promover um ambiente de aprendizagem acolhedor e de respeito para todos,  respeitando as características étnico-raciais, religiosas, culturais, territoriais, físicas, geracionais, de diferentes expressões de gênero e de sexualidade, de opção política e de nacionalidade.

Com a Política de Respeito às Individualidades em Diferentes Dimensões, aprovada em 2016, a Univates espera que todos os membros da comunidade acadêmica possam ser respeitados e apoiados em suas individualidades.