CRIE Smart Cities anuncia programação de agosto com Sônia Bridi na palestra de abertura

Postado as 22/06/2021 12:10:43

Por Nicole Morás

Inovar para o desenvolvimento social e econômico das cidades, de forma sustentável, é um grande desafio. Comunidade, universidades, governos e empresas podem trabalhar juntos como agentes de mudança. Para fomentar a discussão sobre o futuro das cidades, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza, de 23 a 27 de agosto o Crie Smart Cities, um evento online que objetiva colocar a comunidade acadêmica no protagonismo desse ecossistema colaborativo com um espaço para dialogar sobre inventividade, coparticipação, arte, diversidade, inclusão e inovação.

Divulgação

A palestra de abertura “ Sustentabilidade, o futuro das cidades inteligentes” será proferida pela jornalista Sônia Bridi, que aborda  a importância de as cidades serem sustentáveis, o respeito ao ambiente e seus ecossistemas e a correlação dos cidadãos. Sônia Bridi atualmente é repórter especial do Fantástico. A jornalista, premiada e com vasta experiência como correspondente internacional, trabalha na Rede Globo desde os anos 1990. Tem em seu currículo uma trajetória de reportagens e séries de grande repercussão nacional e internacional como cobertura da Eco 92.

Durante a gravação da série Diário do Clima (2012) Bridi escalou o Kilimanjaro, na África, com 5.642 metros de altura, para mostrar os efeitos do aquecimento global. A jornalista também produziu as séries Planeta Terra: lotação esgotada (2012) e A Jornada da Vida (2014/2016). A atividade acontece no dia 23 de agosto, às 19h.

Na terça-feira, dia 24 de agosto, às 19h, o evento principal fica por conta do arquiteto Ciro Pirondi. Ele profere a palestra "A cidade como espaço da educação", que trata da integração entre a escola e a cidade e a transformação de espaços urbanos em territórios de aprendizagem, numa perspectiva social, coletiva e humanizadora. Pirondi é diretor da Fábrica Escola de Humanidades, fundador da Escola da Cidade e diretor da Fundação Oscar Niemeyer. É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Braz Cubas e Doutor pela Universidade Politécnica da Catalunya.

Divulgação

No dia 25 de agosto, quarta-feira, o tema principal serão os exemplos de cidades que adotam ações relacionadas com o conceito de smart cities. Às 16h, o espanhol Josep Piqué apresenta a experiência de Barcelona como uma cidade inteligente na palestra Knowledge Cities on Smart Cities: The Case of 22@Barcelona. No mesmo dia, às 19h, o ex- Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, apresenta o case da cidade cearense. Na sequência, às 20h, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, apresenta os projetos Lajeado: Pro_Move e Pacto pela PAZ.

A ciência de dados e o futuro das cidade é o foco da palestra principal da quinta-feira, 26 de agosto, às 19h, com participação do pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra. Já na sexta-feira, dia 27 de agosto,  às 19h, Luis Lamb, Cláudio Marinho e André Godoy participam do debate Gestão da inovação para cidades inteligentes.

Além da programação principal diária, o CRIE Smart Cities terá oficinas, painéis, debates, e a Mostra de Ensino, que contemplam as temáticas: Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Governança das Cidades, Transformações Tecnológicas e Qualidade de vida. O evento é realizado em parceria com o Pro_Move Lajeado, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Univates e Sebrae.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em www.univates.br/criesmartcities. Ao acessar a programação, deve-se selecionar a atividade na qual quer participar. É possível selecionar mais de uma atividade e também atividades em dias diferentes. Após escolher as atividades, deve-se clicar no botão "inscreva-se", na barra roxa na parte inferior da página, para finalizar a inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@univates.br.