Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudante do curso de Design da Univates é finalista no concurso "80 anos de Relações Diplomáticas Brasil-Canadá"

Postado as 22/06/2021 13:46:41

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Acervo pessoal

Brasil e Canadá desenvolvem relações diplomáticas há 80 anos. Para celebrar as oito décadas, um concurso foi lançado, por meio do qual o estudante taquariense do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates Luiz Pedro Prisco Costa ganha destaque. O resultado do concurso foi divulgado em maio e o certificado foi entregue ao estudante no último dia 14. 

Prisco conquistou a segunda colocação no concurso, que busca destacar as relações formais estabelecidas entre os dois países por meio da embaixada. Participaram estudantes de diferentes tipos de Instituições de Ensino Superior e de diferentes regiões do país. O concurso cultural é organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo e coordenado pela professora e pesquisadora Cecília Consolo. 

O aniversário é celebrado pelos brasileiros, juntamente com a embaixada do Canadá. Comemoram o relacionamento de parceria e a construção de uma relação de trocas nos campos da tecnologia, da cultura, da educação e da cooperação, além do apoio à democracia, às liberdades individuais e do respeito a toda diversidade de culturas e etnias que compõem a população de ambos os países.

Um júri técnico, composto por especialistas na área do Design, com atuação no desenvolvimento de marcas, identidade visual e coordenação do ensino de Design, elegeu entre os inscritos os quatro finalistas. A decisão final esteve a cargo do júri composto pelos representantes do Consulado e da Embaixada do Canadá no Brasil.

Prisco comenta que o resultado é importante para o seu portfólio profissional. “Representa a evolução constante do meu trabalho e da forma que eu aplico meus conhecimentos técnicos na prática. O que é mais bacana é que esse processo em si é resultado da minha formação”, destaca. 

Para o estudante, o Canadá pode ser um exemplo para o Brasil. “Eu penso que o Canadá pode ser a inspiração de um país que o Brasil pode ser, se nós permitirmos. Ele foi um dos lugares abordados no tema cidades inteligentes, mas o principal, que com a pesquisa do projeto percebi, é o quanto ele é rico em diversidade de imigrantes e de desenvolvimento”. 

O projeto apresentado por Prisco foi construído a partir de referências e inspirações em profissionais renomados da área do Design, mas o estudante destaca especialmente a forma como o conteúdo teórico e a prática, que aprende na Universidade, o ajudaram a elaborar sua proposta.  

“Com ajuda da professora Elizete Kreutz, grande pesquisadora, fiz um brainstorming de conceitos visuais para o projeto. O conceito foi uma mistura de culturas, em que eu imaginei um universo em que Tarsila do Amaral e o Cirque Du Soleil, grande símbolo cultural canadense, se juntam. Outra parte interessante foi a fusão da noite estrelada inspirada na nossa bandeira, calor brasileiro, com o frio e pinheiros do Canadá”, explica o estudante sobre o conceito que criou para a sua proposta de marca. 

Trabalho apresentado por Prisco

Trabalho apresentado por Prisco

Divulgação/Acervo pessoal

Trabalho apresentado por Prisco
Trabalho apresentado por Prisco

Divulgação/Acervo pessoal

Trabalho apresentado por Prisco
Trabalho apresentado por Prisco

Divulgação/Acervo pessoal

Divulgação/Acervo pessoal




Conforme a professora doutora Cecília Consolo, profissional com décadas de experiência na área do Design e organizadora do concurso cultural para o Consulado Canadense, o evento teve aproximadamente quarenta inscritos, da maioria das regiões do  País. Todos os tipos de Instituições de Ensino Superior estiveram representadas. Ela detalha as etapas do concurso. “O júri técnico selecionou os dez trabalhos mais interessantes, apontamos quatro finalistas e, por fim, o consulado escolheu o vencedor”. 

“A diversidade das culturas de ambos os países com a visão aberta, acolhedora e alegre de seus povos estão bem representados no projeto de Luiz Pedro Prisco, de Lajeado, Rio Grande do Sul. Uma profusão de cores festivas e a apropriação de ícones das duas culturas cria uma imagem síntese da conexão entre os dois países, sem adoção de clichês e estereótipos. Seu sistema apresenta versatilidade de uso sem deixar de atender as exigências formais solicitadas”, aponta o parecer técnico do júri sobre o trabalho de Prisco.