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Professora da Univates é convidada de podcast para falar sobre estímulo à atuação de meninas nas ciências exatas e na tecnologia

Postado as 22/06/2021 15:37:42

Por Lucas George Wendt

A professora doutora Sônia Elisa Marchi Gonzatti participou, recentemente, de um episódio do podcast PodAprender, uma iniciativa do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Na ocasião ela apresentou atividades desenvolvidas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates no contexto do estímulo à atuação de meninas nas ciências exatas e na tecnologia. 

O episódio 26 do PodAprender, que tem a participação da professora e pesquisadora da Univates, tem como objetivo promover discussão sobre a importância de estimular na escola as meninas a se dedicarem a áreas de estudo chamadas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Existe disparidade de gênero na ciência, com as mulheres cientistas se concentrando nas áreas de Humanidades ou Ciências Biológicas, e permanecendo em minoria nas Ciências Exatas. 

No podcast, Sônia apresentou suas perspectivas sobre o tema “Mulheres cientistas: como a escola pode estimular meninas a atuarem em áreas ligadas às ciências exatas e à tecnologia?” e esteve ao lado de Mariana Braga, oficial de Programas de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. 

Em agosto de 2018, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram um edital chamando as Instituições para o desenvolvimento do Programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, com o objetivo de estimular a participação de meninas e mulheres nas Ciências no Brasil. 

A Univates participou do projeto, coordenado por Sônia, desenvolvendo as atividades no escopo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas com atuação em diversas escolas da região. Embora o fomento externo tenha encerrado, ações de continuidade têm acontecido. 

Ana Amélia Ritt

Entre elas está a investigação de impactos do projeto no grupo #meninasdoguara, ação que conta com uma bolsista de iniciação científica júnior, Alice Taís Dummel Weide, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guararapes, de Arroio do Meio. Outra iniciativa em curso é que o projeto desenvolvido localmente no Vale do Taquari está participando de uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Um vídeo criado pela equipe local apresentando o impacto do Meninas na Ciência em diferentes regiões do Brasil foi enviado, pela UFPR, a uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para um concurso de vídeos sobre diversidade, inclusão e gênero nas ciências. Os idealizadores do vídeo selecionado terão a chance de participar de um evento no Marrocos. 

Desde então, a docente vem desenvolvendo atividades e representando a Instituição em eventos e iniciativas voltadas à discussão sobre o acesso e a inserção de meninas nas STEM. Para ouvir a participação da professora no episódio, clique aqui.