Estado projeta parceria com a Univates para oferta de qualificação a pessoas privadas de liberdade

Postado as 23/06/2021 10:42:58

Por Lucas George Wendt, com informações da Assessoria de Imprensa da Seapen

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul recentemente esteve reunida com a Universidade do Vale do Taquari - Univates para tratar sobre a realização de parcerias no âmbito da 8ª Delegacia Penitenciária Regional. Na reunião com a Univates foi apresentada a possibilidade de efetivação de um convênio para ofertar qualificação no formato EAD (Ensino a Distância) para a população privada de liberdade de todos os estabelecimentos prisionais do Vale do Taquari.

A parceria pode beneficiar os apenados do Presídio Estadual de Lajeado e do Presídio Feminino de Lajeado. “Gostaríamos de estender a parceria a todos os estabelecimentos da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), para que possamos beneficiar mais apenados”, destacou a Delegada da 8ª DPR, Samantha Longo. Também foi abordada a possibilidade de a Univates fornecer bolsas de estudo de cursos de graduação (licenciaturas), na forma EAD, para pessoas privadas de liberdade.

Além do tema da oferta de qualificação, a expansão das atividades do projeto de extensão Marias, desenvolvido atualmente no Presídio Estadual Feminino de Lajeado, também foi abordada. A iniciativa busca promover oportunidades de formação aos acadêmicos, diplomados e voluntários, e contribuir para a sensibilização, socialização e humanização da permanência das mulheres participantes do projeto. A Seapen tem como proposta abranger mais instituições penitenciárias com o projeto da Univates.

A reunião teve participação da reitora da Univates, professora Evania Schneider, da vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, do secretário da Administração Penitenciária (Seapen), Mauro Hauschild, da Diretora do Departamento de Políticas Penitenciárias da Seapen, Lea Bos Duarte, da Delegada da 8ª DPR, Samantha Longo, da coordenadora técnica da 8ª DPR, Pauline Schwarzbold, do assessor de relações institucionais da Seapen, Jonathan Silva, e do assessor técnico da Seapen, Mateus Schwartz dos Anjos.

Ambas as pautas serão abordadas em novos encontros promovidos pela Seapen e pela Univates.

Divulgação/Seapen

Secretário Mauro Hauschild participou da reunião com a Univates.