Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates e Certel realizam encontro

Postado as 25/06/2021 15:57:19

Por Lucas George Wendt

A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, esteve, na tarde de ontem, 24, reunida com uma comitiva da Certel em Teutônia. Ela explica que a visita à Certel teve como objetivo fortalecer a parceria entre as duas organizações. “Já temos, com a Certel, vários projetos a partir do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates. A ideia é promover mais envolvimento”, destaca. 

A visita da reitora também teve a intenção de aproximar a Certel do novo conceito de graduação da Univates, o Aula+, movimento que será realizado em outras empresas da região do Vale do Taquari. “A ideia é que os gestores da Certel possam atuar como mentores do nosso projeto Aula+, oportunizando aos estudantes experiências práticas ao longo da graduação e o contato com profissionais do mercado”, relata. 

A gestora de relacionamento e negócios do Tecnovates, professora Cintia Agostini, detalha outras iniciativas da Univates que estão em andamento com a empresa. Desde 2020, está instalada ao lado do Prédio 17 uma maquete elétrica doada pela Certel à Univates, uma estrutura elétrica real na qual estudantes podem analisar redes de distribuição de energia elétrica de forma simulada. 

O Tecnovates tem também outras três iniciativas acontecendo em parceria com a Certel: um deles é a discussão de uma plataforma digital para a empresa, na qual se envolveram estudantes e professores; um projeto de um sistema de informações gerenciais para podas na rede elétrica, que também tem envolvimento de estudantes e professores; e, por fim, no curso de Engenharia Civil, estudantes estão trabalhando com uma problematização determinada pela fábrica de artefatos de concreto da Certel. Ao final da iniciativa, os estudantes apresentarão uma solução, por meio de ideação, à empresa. 

Divulgação/Certel

No encontro, pela Certel participaram o supervisor de qualidade, Henrique Fensterseifer; o gerente comercial, Samuel Eduardo Maders; o gerente de fábrica, Airton Roque Kist; o gerente administrativo-financeiro, Cleverson Castro Ortiz de Oliveira; o diretor de geração e comercialização de energia, Julio Cesar Salecker; o diretor de operação e manutenção, Daniel Luis Sechi; o diretor superintendente, Ilvo Edgar Poersch; e o presidente, Erineo José Hennemann.